Excesso de vaidade e falta de espírito público inviabilizam reunião de candidatos de centro em SP

Uma reunião com candidatos de centro à Presidência da República, marcada para esta terça-feira (25), acabou não acontecendo por conta desistência de alguns presidenciáveis. Na verdade, o motivo do cancelamento é o mesmo que o UCHO.INFO vem ressaltando há dias: excesso de vaidade política e falta de espírito público.

É preciso reconhecer que essa conversa deveria ter ocorrido meses atrás, mas ainda é tempo para interromper o populismo de esquerda e o de direita que tendem levar o Brasil à beira do precipício, colocando a democracia no caminhão errado.

A costura para que esse encontro acontecesse foi uma iniciativa do jurista Miguel Reale Junior, que iniciou o movimento muito antes da carta divulgada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que por não suportar o ostracismo político colocou tudo a perder. FHC sugeriu que candidaturas centro-democratas se unissem para impedir que o País entrasse pelo caminho do retrocesso, mas diante do fracasso de sua empreitada mudou o discurso e afirmou que a missiva tinha como destinatário o eleitor.

Inicialmente, foram convidados para a conversa os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Marina Silva (Rede) e João Amoêdo (Novo). Todos concordaram em participar do encontro, cujo objetivo era unir forças para evitar que o País novamente mergulhe no caos.


No último sábado (22), Amoêdo desistiu de participar do encontro, alegando que isso significaria fazer política do jeito velho, o que não é verdade. Na segunda-feira (24), após a divulgação da mais recente pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial, em que Geraldo Alckmin cresceu apenas um ponto percentual, passou para 8% de intenções de voto, marina e Meirelles informaram que não participariam da reunião por causa de problemas de agenda.

Somados os percentuais de intenções de voto dos candidatos convidados para o encontro chega-se a 17%, o que poderia representar uma esperança de livrar o Brasil de um futuro que será marcado por populismo, incertezas e radicalismo, não importando se o vencedor da disputa presidencial for Fernando Haddad ou Jair Bolsonaro.

O advogado Miguel Reale Junior, um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, disse que as negociações para a realização do encontro continuam, mesmo faltando apenas doze dias para as eleições, mas é preciso lembrar que virar as costas para um chamamento dessa natureza é assumir a responsabilidade diante da cobrança que certamente o futuro há de fazer. E que mais adiante ninguém surja em cena para lições de moral, pois aqui no UCHO.INFO sobram pessoas com boa memória.