Morre no Rio de Janeiro, aos 89 anos, o cantor e compositor Tito Madi, autor de “Balanço Zona Sul”

Um dos grandes nomes do “samba-canção”, o compositor Tito Madi morreu na manhã desta quarta-feira (26), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Madi tinha 89 anos e estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, há duas semanas por conta de uma pneumonia, agravada por problemas renais.

Em 2008, o compositor teve um acidente vascular cerebral (AVC), que limitou alguns dos seus movimentos. Desde então, Tito usava uma cadeira de rodas para se deslocar.

Ao jornal “O Estado de São Paulo”, a filha de Tito, Carmen Maddi Bulcão, falou sobre o pai. “Pouco antes de se internar ele teve uma grande alegria, que foi receber o CD da Nana Caymmi com músicas dele. Foi um CD inacabado que o produtor levou. Ficou muito realizado”.

“Meu pai foi o melhor que alguém pode ter. Mesmo com a carreira, muitas viagens, fazia questão de acompanhar tudo da vida dos filhos e dos netos. Gostava de falar dos momentos de auge, mas também não dormia sem saber se todos já estavam em casa”, disse Carmen.


Mesmo com a saúde debilitada, o compositor de sucessos “Balanço Zona Sul” e “Chove Lá Fora” chegou a fazer shows em 2015, para o lançamento do CD “Quero Te Dizer Que Eu Amo”, gravado com o grande pianista Gilson Peranzzetta. Na ocasião, teve participações de artistas como Leny Andrade e Áurea Martins.

Chauki Maddi nasceu em Pirajuí, no interior paulista, em 1929 em uma família de músicos. Começou a carreira em 1952, como cantor da Rádio Tupi de São Paulo. Em 1954 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na TV Tupi.

Três anos depois, em 1957, lançou “Chove lá fora”, uma de suas canções mais conhecidas, que com o sucesso ganhou versão em inglês (“It’s Raining Outside”), gravada por The Platters e Della Reese.

Confira abaixo “Balanço Zona Sul”, na voz de Tito Madi