Ibope: estagnado, Bolsonaro lidera com 27%, mas perde no 2º turno para Haddad, Alckmin e Ciro

Divulgada nesta quarta-feira (26), uma nova pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial, com 27% das intenções de voto, seguido pelo petista Fernando Haddad (PT), com 21%. Em seguida estão Ciro Gomes (PDT), com 12%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, e Marina Silva (Rede), com 6%.

João Amoêdo (Novo) aparece com 3%, seguido de Álvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), empatados com 2%. Guilherme Boulos (Psol) tem 1%. De acordo com o levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 11% dos entrevistados declararam que votarão em branco ou nulo, enquanto 7% não responderam ou não souberam responder.

Em simulação de segundo turno, Haddad aparece à frente de Bolsonaro (42% a 38%), mas ambos estão tecnicamente empatados se considerada a margem de erro da pesquisa que é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

O presidenciável também perde no segundo turno para Alckmin (40% a 36%) e para Ciro (44% a 35%). O capitão reformado do Exército aparece à frente de Marina (40% a 38%), mas ambos estão tecnicamente empatados.


Jair Bolsonaro e Fernando Haddad também lideram os índices de rejeição, comprovando mais uma vez a polarização e a radicalização da disputa. Bolsonaro tem 44%, ao passo que Haddad tem 27%, mesmo índice de Marina Silva.

No quesito convicção em relação aos candidatos, os eleitores de Bolsonaro lideram com 55%. Isso significa que a decisão de votar nele é definitiva. Em relação a Haddad esse índice é de 49%.

Por outro lado, a pesquisa mostra que entre os entrevistados 28% afirmaram ser alta ou muito alta a probabilidade de deixar de votar no candidato de sua preferência para evitar que outro vença a eleição. É o chamado voto útil, que poderá definir a disputa pela Presidência da República.

A pesquisa Ibope ouviu 2 mil eleitores, entre os dias 22 e 24 de setembro, em 126 cidades brasileiras e está registrada no TSE sob o número BR-04669/2018.