Copa Libertadores: final entre Boca Juniors e River Plate será fora da Argentina, em 8 ou 9 de dezembro

O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, informou nesta terça-feira (27) que a partida de volta da final da Copa Libertadores da América será disputada fora da Argentina, em 8 ou 9 de dezembro.

A partida entre River Plate e Boca Juniors estava agendada para o último sábado (23), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, mas um ataque da torcida do River ao ônibus do clube rival acabou impedindo a realização do jogo que definiria o campeão das Américas.

A decisão de transferir a partida para um local fora da Argentina foi tomada pela Conmebol após reunião realizada na sede da entidade, na cidade paraguaia de Luque, nos arredores de Assunção, encontro que contou com a participação dos presidentes dos dois clubes argentinos: Daniel Angelici, do Boca Juniors, e Rodolfo D’Onofrio, do River Plate.

Ao final da reunião, o presidente da Conmebol informou a decisão, pela qual “a partida da volta da final da Copa Libertadores será disputada entre os dias 8 e 9 de dezembro (sábado ou domingo), em horário e sede ainda a serem definidos pela administração da Conmebol assim que possível”.


Alejandro Dominguez anunciou também que “a partida será jogada fora do território da Argentina”, alegando falta de segurança para realizar o decisivo jogo em solo argentino, após o ataque da torcida do River aos jogadores do Boca.

O apedrejamento do ônibus do Boca Juniors provocou lesões na região dos olhos de dois jogadores, os meias Pablo Pérez, capitão do time, e Gonzalo Lamardo. Além disso, outros atletas passaram mal, pois um artefato contendo gás pimenta também foi atirado no veículo, e torcedores do River entraram em confronto com a polícia e invadiram o Monumental de Nuñez.

No sábado, as cenas violência obrigaram os dirigentes de ambos os clubes a adiarem a partida por horas antes da transferência para o domingo. No dia seguinte, a final foi novamente adiada, sem data definida.

Ao divulgar o comunicado, a Conmebol informou que pagará os custos com as viagens dos dois times. “A Conmebol vai arcar com os gastos de hotel, viagens, alimentação e transporte interno para até 40 integrantes de cada delegação”.

Mesmo com o anúncio sobre a realização da partida final da Copa Libertadores da América 2018, há a possibilidade de as decisões tomadas durante a reunião com a presença dos dirigentes dos dois clubes serem afetadas por possíveis punições ao River Plate, denunciado pela entidade nesta terça-feira. O Tribunal Disciplinar ainda julgará o caso, sem data definida.