Morre no Rio de Janeiro, aos 81 anos, a cantora e compositora Miúcha, irmã de Chico Buarque

A cantora e compositora Miúcha morreu nesta quinta-feira (27), aos 81 anos, no Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Irmã do também cantor e compositor Chico Buarque e mãe de Bebel Gilberto, ela tratava de um câncer e após passar mal em casa, foi levada às pressas ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. O velório e o enterro serão na sexta-feira (28) no Cemitério São João Batista, na Zona Sul do carioca.

Em nota, o Samaritano informou que Miúcha morreu “em decorrência de um quadro de insuficiência respiratória. O hospital se solidariza com os familiares e amigos da cantora”.

Heloísa Maria Buarque de Holanda, a Miúcha, nasceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1937 e era filha do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim. Foi casada com o cantor João Gilberto e era também irmã das cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

Bebel Gilberto, a filha, publicou no Instagram uma homenagem à mãe: “Pra sempre no meu coração. Te amo muito. Descansa meu amor. Saudades”.


“Na música, na alegria, no otimismo e na vontade de pensar sempre no lado positivo da vida, Miúcha é um modelo (…) Ela deixou isso de bom para a gente”, disse nesta quinta-feira Ana de Hollanda, também cantora e compositora, além de ex-ministra da Cultura.

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, lançou 14 discos e fez parcerias com artistas da bossa nova e da MPB. Quando criança, formou um grupo vocal com seus seis irmãos, incluindo Chico Buarque. Nos anos 60, foi estudar História da Arte na França, onde começou a fazer apresentações musicais na Europa.

Na Itália, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, que a apresentou a João Gilberto, com quem se casou. Eles foram morar em Nova York, tiveram a filha Bebel e ficaram casados durante oito anos.

Entre as músicas mais conhecidas cantadas por Miúcha estão “Pela luz dos olhos teus”, “Maninha” e “Vai levando”. Sua estreia no universo fonográfico foi em 1975, no disco “The best of two worlds”, de João Gilberto e Stan Getz, uma preciosidade musical.

A cantora gravou dois discos com Tom Jobim, em 1977 e 1979, e um álbum solo, “Miúcha” em 1989. Em 1977, participou do musical “Os Saltimbancos”. Entre suas composições, merecem destaque “Triste alegria” (1979), “Todo amor” (1980) e “No Carnaval de Olinda” (1982).

Confira abaixo Miúcha e Tom Jobim em “Pela luz dos olhos teus”