Atiradores deixam oito mortos em escola na Grande SP e se suicidam em seguida

Dois homens encapuzados abriram fogo em uma escola estadual em Suzano, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira (13) e mataram ao menos oito pessoas, incluindo alunos, e em seguida se suicidaram no corredor do estabelecimento de ensino. A motivação do ataque e a identidade dos atiradores ainda não foram reveladas.

De acordo com informações da Polícia Militar, as vítimas incluem ao menos cinco alunos e dois funcionários da escola. Os feridos foram levados para hospitais da região. As oito vítimas fatais ainda não foram identificadas. Os atiradores são Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Henrique de Castro, de 25 anos.

Segundo a Polícia Militar, os atiradores, que aparentam ser adolescentes, cometeram suicídio após abrir fogo na Escola Estadual Professor Raul Brasil, no centro de Suzano. Testemunhas no local afirmam que o ataque ocorreu pouco depois do início das aulas.

A PM informou que policiais se dirigiam para atender uma ocorrência em um lava-jato anexo ao local do crime, mas acabaram entrando na escola após ouvirem gritos dos alunos, pouco antes dos atiradores cometerem suicídio.


“Eles ingressaram na escola, atiraram na coordenadora pedagógica, atiraram numa outra funcionária. Estava na hora do lanche, eles se dirigiram ao pátio, atiraram em mais quatro alunos do ensino médio. Nesse horário, só havia alunos do ensino médio, e [os atiradores] dirigiram-se ao centro de línguas. Os alunos do centro de línguas se fecharam na sala com a professora e eles [atiradores] se suicidaram no corredor”, disse o coronel Marcelo Salles, comandante-geral da PM.

Na escola, a polícia encontrou um revólver calibre 38, quatro “jet luders” (plástico para recarregamento de arma), uma besta (tipo de arco e flecha que dispara na horizontal), um arco e flecha tradicional e garrafas que aparentam ser coquetéis molotov. Há ainda uma mala com fios, o que motivou o acionamento do esquadrão antibombas.

Além da presença dos policiais, que contam com dois helicópteros que sobrevoam a região, também foram enviadas ao local unidades do Corpo de Bombeiros e do Samu. O governador de São Paulo, João Dória Junior, cancelou a agenda após entrevista coletiva sobre as recentes enchentes provocadas pelas fortes chuvas e rumou para o local da tragédia.

De acordo com o Censo Escolar de 2017, a escola estadual Raul Brasil tem 358 alunos que estudam entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental e outros 693 que frequentam o ensino médio.

O último ataque a tiros ocorrido em uma escola no Brasil teve lugar em Goiânia, em outubro de 2017. Na ocasião, um aluno de 14 anos matou a tiros dois colegas e deixou outros quatro feridos. Filho de policiais militares e alvo de bullying, o adolescente usou uma pistola da mãe.