Dúvidas sobre vacinação se espalham nas redes sociais, diz executivo da Aliança Global de Vacinas

Mentiras e dúvidas sobre vacinas se se espalham como rastilho de pólvora nas redes sociais como doença, enquanto informações falsas de que elas “matam pessoas” deveriam ser retiradas pelas empresas que operam plataformas digitais, disse o chefe da aliança global de vacinas Gavi (The Vaccine Alliance).

Falando em evento patrocinado pelos Estados Unidos por ocasião da 72ª Assembleia Anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, o diretor-executivo da Gavi, Seth Berkley, lembrou que há forte consenso científico a respeito da segurança das vacinas.

Para ele, as redes sociais privilegiam conteúdo sensacionalista em vez de fatos científicos, convencendo rapidamente pessoas que nunca viram familiares morrerem de doenças evitáveis.

“Temos que pensar nisso como uma doença. Isso é uma doença”, disse Berkley. “Isso se espalha na velocidade da luz, literalmente”, completou o executivo da Gavi.

A OMS diz que a imunização insuficiente está causando surtos de sarampo globais, cujos números estão atingindo picos em países que estavam quase livres da doença, incluindo os Estados Unidos.

A desinformação sobre vacinas, que a OMS diz salvarem 2 milhões de vidas por ano, não é uma questão de liberdade de expressão, e as empresas de redes sociais precisam tirá-la da internet, disse Berkley. “Lembro que isso mata pessoas”.


No Brasil, a disseminação de informações inverídicas a respeito de vacinas tem contribuído para o ressurgimento de doenças em algumas regiões do País, cenário que piorou com a chegada de refugiados, em especial da Venezuela, onde inclusive a saúde pública entrou em colapso.

As vacinas são 100% seguras e não há razão para evitar a vacinação. Entre os mitos, que na realidade são mentiras escandalosas, que circulam nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens, os mais absurdos são os que afirmam:

1. Vacinas podem causar autismo

2. O sistema imunológico das crianças não suporta tantas vacinas

3. Muitas doenças já estavam desaparecendo quando as vacinas surgiram

4. A maioria das pessoas que adoece foi vacinada

5. As vacinas são um grande negócio para a indústria farmacêutica

6. Meu país praticamente erradicou essa doença, então não preciso me vacinar

7. Vacinas contêm toxinas perigosas

8. Vacinas são uma conspiração

9. Para doenças que nem sempre são severas, como catapora, a vacinação não é necessária

10. A influenza é apenas um incômodo e a vacina para a doença não é muito eficaz

11. É melhor ser imunizado por meio da doença do que por meio de vacinas