Sem provas e avançando sobre a seara do ridículo, Bolsonaro culpa ONGs por queimadas na Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro insiste em recorrer à estupidez para justificar a incompetência de um governo que é devorado diuturnamente por absurdas promessas de campanha, muitas das quais impossíveis de serem cumpridas. Refém dos ruralistas, algo que o UCHO.INFO afirma desde a corrida presidencial, Bolsonaro precisa dar ao setor a contrapartida pelo apoio que recebeu na campanha – se é que foi apenas apoio.

Na proa de uma cruzada contra o meio ambiente, o presidente da República abusa da ignorância ao tentar explicar o inexplicável. Além disso, Bolsonaro teima em atrelar a defesa do meio ambiente à ideologia esquerdista, como se a ciência e a constatação da realidade tivessem lado político.

Na manhã desta quarta-feira (21), Jair Bolsonaro, ao deixar o Palácio da Alvorada, classificou como criminosa a série de queimadas na região Norte do país e afirmou que ONGs de preservação do meio ambiente podem estar envolvidas nos incêndios que invadiram o noticiário, inclusive no exterior. Apesar de mais uma estultice, como sempre Bolsonaro não apresentou qualquer prova para amparar sua criminosa declaração.

“Pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses ongueiros para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil. Essa é a guerra que nós enfrentamos. Vamos fazer o possível e o impossível para conter esse incêndio criminoso”, declarou

À sombra do “coitadismo” – é o que resta a um político populista e despreparado –, Jair Bolsonaro disse aos jornalistas que cortou recursos anteriormente repassados a ONGs e que o objetivo dos incêndios na Amazônia é prejudicar o governo.


Bolsonaro afirmou ainda que não está insensível aos ataques internacionais e frisou que há uma guerra declarada do restante do planeta contra o Brasil em razão da política ambiental adotada pelo governo, que não tem poupado nações europeias de críticas.

“O crime existe. E nós temos de fazer o possível para que esse crime não aumente, mas nós tiramos dinheiros de ONGs. Dos repasses de fora, 40% ia para ONGs. Não tem mais. Acabamos também com o repasse de dinheiro público, de forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro”, afirmou.

Com 72.843 focos de incêndio do início de janeiro até a última segunda-feira (19), o Brasil registra aumento de 83% em queimadas, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com 68 ocorrências de incêndio somente nesta semana, o fogo avança sobre terras indígenas e unidades de conservação (estaduais e federais).

“Olha só, tem governador, não quero citar nome, que está conivente com o que está acontecendo e bota a culpa no governo federal. Tem estados aí, que não quero citar, na região Norte, que o governador não está movendo uma palha para ajudar a combater incêndio. Está gostando disso daí”, disse o apasquinado presidente.

Somente um irresponsável, viciado na teoria da conspiração, é capaz de fazer tais afirmações. Se Bolsonaro é desprovido de competência para seguir no cargo, o que não é novidade, que peça para sair, mas não busque na seara do absurdo argumentos que não convencem e, ato contínuo, são alvo de chistes dos mais variados.