Ex-governadores do RJ, Anthony e Rosinha Garotinho são presos por fraude em construção de moradias

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prendeu nesta terça-feira (3) o casal de ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho. Mais três pessoas também são alvo da ação, que investiga esquema fraudulento no âmbito de construção de casas populares.

A Operação Secretum Domus cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

Segundo a denúncia oferecida à 2ª Vara Criminal de Campos, investigações mostraram superfaturamento em contratos entre a prefeitura de Campos e a construtora Odebrecht para a construção de casas populares dos programas Morar Feliz I e II, durante a gestão de Rosinha Garotinho como prefeita do município fluminense (2009-2016).

De acordo com informações prestadas à força-tarefa da Operação Lava-Jato, o prejuízo aos cofres públicos é de ao menos R$ 62 milhões. O pagamento das propinas ficou a cargo do “Setor de Operações Estruturadas” da Odebrecht e registrado no Sistema Drousys, ressaltou o MP.


Planilhas entregues pelos colaboradores indicavam o codinome do beneficiário direto, valor, data do pagamento e, em alguns casos, até mesmo a obra vinculada ao pagamento da propina. A entrega dos valores indevidos era feita por Álvaro Galliez Novis e pela Transportadora Transmar.

As ordens de prisão foram expedidas pela 2ª Vara de Campos dos Goytacazes, com base em depoimentos de delação premiada de dois executivos da Odebrecht, Leandro Andrade Azevedo e Benedicto Barbosa da Silva Junior. Ambos foram denunciados pela Ministério Público, assim como outro executivo da construtora, Eduardo Fontenelle.

Os alvos da Operação Secretum são: Ângelo Alvarenga Cardoso Gomes, Anthony Matheus Garotinho (preso), Gabriela Trindade Quintanilha, Rosinha Matheus Garotinho (presa) e Sérgio dos Santos Barcelos (preso).

Garotinho e Rosinha foram presos em casa, no bairro do Flamengo, Zona Sul carioca, e levados para a Cidade da Polícia, na Zona Norte. A previsão é que o casal passe por exame de corpo de delito no IML e pela triagem do sistema carcerário, no bairro de Benfica.

É a quarta vez que o ex-governador do Rio de Janeiro é preso e a segunda de Rosinha. Com a prisão do casal, quatro ex-governadores do Rio de Janeiro estão presos, já que Sérgio Cabral Filho e Luiz Fernando Pezão também estão atrás das grades.