Irresponsável, ministro da Saúde trata primeiro caso de coronavírus no Brasil como simples “gripe”

Em conversa com o jornalista Gerson CAmarotii, da GloboNews e do portal G1, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, ao falar sobre o primeiro teste positivo para o coronavírus (Covid-19) deu a dimensão do populismo barato que toma conta do governo de Jair Bolsonaro, que insistentemente usa metáforas para camuflar a incompetência avassaladora de sua gestão.

Ao jornalista, Mandetta evitou tom alarmista e afirmou tratar-se de um caso de gripe. O ministro da Saúde pediu calma, como se o cenário que se espalha pelo planeta na esteira do coronavírus fosse de alento.

“Nós vamos nos preparar da melhor maneira. Mas é preciso ter calma. É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência”, disse o ministro ao jornalista Gerson Camarotti. “E não podemos perder a noção de humanidade”, completou.

De acordo com o titular da Saúde, o Brasil tem características climáticas diferentes dos países do Hemisfério Norte, onde surgiu o vírus. Por disso, segundo o ministro, é importante saber como será o comportamento do coronavírus no verão de um país tropical.

 
“Não sabe se por aqui o vírus acelera ou desacelera. Os vírus se comportam de forma diferente no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Esse é um vírus que surgiu em baixa temperatura. Pode não ter o mesmo comportamento. Pode ser para melhor ou para pior”, ressaltou

Na sequência, Mandetta completou: “O Brasil é um país de pessoas mais jovens e está no verão. Esse é um período pouco propício para um vírus respiratório por aqui”.

“Há a pressão da opinião pública. Tem que ter muita calma. Transmitir calma, para evitar o alarmismo. E vamos atravessar essa gripe. Tentar minimizar o máximo o estresse”, comentou Mandetta, que deve participar e entrevista coletiva neta quarta-feira (26), após o resultado da contraprova no caso do brasileiro de 61, residente em São Paulo, que viajou à Itália a trabalho.

É necessário reconhecer que há no país um certo temor em relação ao coronavírus, o que leva ao alarmismo, mas é inaceitável que um ministro da Saúde, em pleno carnaval, quando há concentração de pessoas em várias cidades, afirme que o caso em questão não passa de uma gripe a ser superada em breve.

O Brasil continua aguardando a extrema competência dos ministros do governo, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro antes de sua posse. O que se viu até o momento foi um espetáculo degradante, protagonizado em sua maioria por incompetentes a serviço do revanchismo ideológico. Não é o caso de Mandetta, mas sua declaração é no mínimo irresponsável, pois essa gripe mata.