Casa Branca anuncia que teste de Donald Trump para o novo coronavírus apresentou resultado negativo

 
O teste do novo coronavírus feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou resultado negativo. O mandatário norte-americano realizou o teste na noite de sexta-feira (13) e o resultado foi divulgado pela Casa Branca na noite deste sábado (14). Não há informação se Trump submeteu-se a teste de contraprova, como recomenda o protocolo.

Um memorando assinado pelo médico Sean P. Conley, que acompanha a saúde do presidente americano, informa que, uma semana depois de participar de jantar em que esteve integrante da comitiva oficial brasileira que contraiu Covid-19 (Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência), Trump não apresenta sintomas da doença.

Na última quinta-feira, durante entrevista coletiva, Trump afirmou que não estava preocupado com possível contaminação pelo novo coronavírus por causa do contato com Wajngarten.

 
Ao contrário do memorando médico apresentado pela Casa Branca, não apenas Fábio Wajngarten testou positivo para o novo coronavírus. Dos integrantes da comitiva oficial brasileira que acompanhou Jair Bolsonaro em recente viagem aos EUA, ao menos seis pessoas testaram positivo para a Covid-19, dentre elas o encarregado de negócios do Brasil em Washington, Nestor Forster, e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS)., que estavam no mesmo grupo com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Há uma série de membros da comitiva oficial que aguardam os resultados dos seus testes ou que por algum motivo ainda não os divulgaram. É o caso do ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores); do chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Raul Botelho; do presidente da Embratur, Gilson Machado; do secretário Aquicultura e Pesca, Jorge Seif; do presidente da Apex, Sergio Segovia; do chefe do escritório da Apex em Miami, Mauro Cid; do secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo; e da Secretária Especial do PPI, Martha Seiller.

Na sexta-feira, Trump, ao ser questionado pela imprensa, disse que poderia fazer o teste pelo fato de ter contatado ou se reunido com várias pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Em seguida, o médico da Casa Branca afirmou que o presidente dos EUA não precisaria submeter-se ao exame por não apresentar sintomas. Acontece que há muitos casos de contaminação assintomática por coronavírus, o que aumenta a chance de transmissão.