Com mais 1,5 mil casos de Covid-19 em apenas um dia, Espanha impõe confinamento a toda população

 
Com mais de 1,5 mil novos casos de Covid-19 em apenas um dia, o governo da Espanha decidiu neste sábado (14) impor confinamento quase pleno aos cidadãos do país europeu, que têm permissão para sair de casa em razão de trabalho ou em caso de necessidade extrema, como compra de alimentos. A decisão tem por objetivo tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 138 mil pessoas ao redor do planeta e deixou mais de 5 mil mortos.

Anunciada pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, a medida, que passou a valer tão logo foi anunciada, faz parte de um amplo pacote de ações aprovado pelo governo espanhol no escopo da declaração do estado de alerta, com duração 14 dias. Depois da Itália, a Espanha é o país com o maior número de casos da Covid-19, com 5,7 mil infectados.

De acordo com a decisão do governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez, os espanhóis só poderão deixar suas residências para cumprir o trajeto de ida e volta ao trabalho, fazer compras, em especial de alimentos e medicamentos, auxiliar pessoas necessitadas (idosos e crianças), ir a hospitais e centros de saúde, ir a bancos e instituições financeiras apenas em casos de urgência e passear com animais domésticos, sempre evitando aglomerações.

 
“A circulação terá de ser realizada individualmente, exceto para as pessoas com dificuldade motora”, indicou Sánchez após reunião extraordinária de ministros, que durou quase oito horas.

Por mais que a decisão do governo espanhol seja aparentemente dura, a medida é mais do que necessária em razão do avanço exponencial da doença nos últimos dias. Em menos de uma semana, o número de infectados pelo novo coronavírus na Espanha cresceu dez vezes. O que explica a imposição de um quase toque de recolher.

Além de limitar a circulação de pessoas nas ruas do país, o governo espanhol determinou o fechamento do comércio, suspendeu as aulas em escolas públicas e privadas, medida adotada anteriormente, e anunciou que poderá intervir em bens privados para garantir a cruzada contra a pandemia do novo coronavírus.

Considerando que em termos político-administrativos a Espanha é um complexo quebra-cabeças, pois é formado por 17 regiões distintas e quase sempre “borbulhantes”, as políticas sanitárias não são uniformizadas em razão desse cenário, o que dificulta o controle de uma epidemia como a do novo coronavírus. Com decretação do estado de alerta, o governo central da Espanha passa a deter o controle de todo o território, independentemente das conhecidas disputas políticas locais. (Com agências internacionais)