Morre nos EUA, aos 81 anos, o cantor e compositor Bill Withers, autor de “Ain’t No Sunshine”

 
O músico, cantor e compositor de “blues” e “soul music” Bill Withers morreu aos 81 anos, na última segunda-feira (30), em Los Angeles, em decorrência de complicações cardíacas, informou a família em comunicado enviado à agência de notícias Associated Press. A informação sobre a morte de Withers foi divulgada somente nesta sexta-feira (3).

“Estamos arrasados com a perda de nosso amado e dedicado marido e pai. Um homem solitário com um coração motivado a se conectar ao mundo, com sua poesia e música, falou honestamente com as pessoas e as conectou umas às outras”, destaca o comunicado.

“Como uma vida privada, como ele viveu perto de familiares e amigos íntimos, sua música sempre pertencerá ao mundo. Neste momento difícil, rezamos para que sua música ofereça conforto e entretenimento enquanto os fãs se apegam aos entes queridos”, enfatiza a família na nota.

Nascido em uma cidade no interior do estado de West Virginia (EUA), Withers estreou na música aos 33 anos, após servir como oficial da Marinha norte-americana. Em 1971, lançou o disco “Just As I Am”, que incluía “Ain’t No Sunshine”, um dos seus grandes sucessos.

 
Três vezes premiado no Grammy, Bill Withers é autor de “Lean On Me”, “Lovely Day” e “Ain’t No Sunshine”, entre outras canções que fizeram sucesso nas décadas de 70 e 80. Apesar de ter parado de gravar há mais de trinta anos, seu trabalho foi preponderante na formação de artistas do R&B e hip-hop.

O músico ganhou o seu merecido lugar no Rock and Roll Hall of Fame em 2015, sendo homenageado, durante a cerimônia, por Stevie Wonder.

Em 2014, em entrevista concedida à revista Rolling Stone, o músico afirmou: “As poucas canções que eu escrevi em minha breve carreira foram regravadas em muitos gêneros diferentes. Eu não sou um virtuoso, mas consegui escrever músicas com as quais as pessoas puderam se identificar.”

Withers compôs e gravou vários outros sucessos importantes, como “Use me” e “Just the two of us”. Ele entrou no Hall da Fama do Rock and Roll em 2015. O músico deixa sua esposa Marcia Johnson e seus dois filhos, Todd e Kori.

A canção “Lean on me” tem sido bastante compartilhada nas redes sociais nesse período de pandemia do novo coronavírus. Muitos internautas publicam versos da canção para manifestar apoio aos profissionais da saúde e de outros serviços essenciais.