Democrata Bernie Sanders desiste de concorrer à Presidência dos Estados Unidos

 
O senador americano Bernie Sanders abandonou, nesta quarta-feira (8), a corrida pela candidatura do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos. A decisão ocorre após o social-democrata acumular uma série de derrotas nas últimas primárias do partido.

Agora, o caminho está livre para que o principal adversário de Sanders na corrida, o ex-vice-presidente Joe Biden, garanta a indicação para disputar a presidência com o republicano Donald Trump no pleito previsto para ocorrer no início de novembro.

“Termina a campanha, mas a luta continua”, afirmou o senador pelo pequeno estado de Vermont, em comunicado. Sanders ainda agradeceu a seus apoiadores por terem “ajudado a criar uma campanha política com um movimento de base sem precedentes, que teve impacto profundo em mudar a nossa nação”.

O senador ainda pediu união no partido para que a agremiação consiga derrotar Trump. “Juntos vamos derrotar Donald Trump. Mas também trataremos da crise do clima. Faremos o ensino superior acessível. E faremos o sistema de saúde disponível para todos. Não apenas reconstruiremos esta nação – vamos transformá-la.”

 
Pouco depois do anúncio, Biden se manifestou em mensagem no Twitter. “Conheço bem Bernie. Ele é um homem bom, um grande líder, e uma das mais poderosas vozes pela mudança em nosso país. É difícil resumir as suas contribuições para a nossa política em apenas um tuíte. Então não tentarei”, escreveu.

Trump também comentou a decisão, mas de maneira irônica, atribuindo a desistência à pré-candidatura da senadora Elizabeth Warren, que disputou o campo progressista com Sanders nas primárias, antes de abandonar a corrida após a chamada “Superterça” de 3 março, quando eleitores votaram nas primárias de 14 estados.

“Bernie Sanders está FORA! Obrigado a Elizabeth Warren. Se não fosse por ela, Bernie teria vencido quase todos os estados na Superterça”, publicou Trump no Twitter.

“Isso termina justamente como os democratas e o DNC [Comitê Nacional Democrata] desejavam, o mesmo que o fiasco de Hillary Trapaceira. A turma de Bernie deveria vir para o Partido Republicano”, completou o presidente americano.

Apesar da desistência, Bernie Sanders disse que continuará tentando somar delegados para a convenção do partido, ainda aparecendo nas cédulas das eleições primárias a serem realizadas. Ele afirmou que seu objetivo agora é obter um número de delegados que lhe permita “exercer uma influência significativa no programa do partido”. (Com agências internacionais)