Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel anuncia em rede social que contraiu o novo coronavírus

 
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, (PSC), testou positivo para a Covid-19. O comunicado foi feito nesta terça-feira (14) pelo próprio governador em uma rede social.

“Quero comunicar a todos que desde sexta-feira nao venho me sentindo bem e pedi para que fosse feito o teste do Covid e hoje veio o resultado positivo. Tive febre, dor de garganta, perda de olfato e graças a Deus estou me sentindo bem e continuarei trabalhando aqui do Palácio Laranjeiras mantendo as restrições e as recomendações médicas. E tenho certeza de que vou superar mais essa dificuldade. Continuarei trabalhando. Peço mais uma vez para que fiquem em casa. Porque a doença não escolhe ninguém e o contágio é rápido”, escreveu Witzel.

Diferentemente do que têm afirmado alguns integrantes do governo Bolsonaro, a pandemia do novo coronavírus está longe do fim e ainda deve fazer muitas vítimas pelo caminho, sejam mortos ou infectados.

 
Alguns falsos profetas ligados ao presidente da República, como o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), que trabalha pela queda do ministro da Saúde, afirmou em gravação que a pandemia chegará ao final em no máximo seis semanas.

Se há no planeta uma doença que age com fúria e isonomia, essa é a Covid-19, cujo vírus, SARS-CoV-2, provoca quadros graves de dificuldade respiratória e, segundo estudos preliminares, compromete outros órgãos do corpo humanos.

Para se ter ideia do avanço do novo coronavírus no País, algo que Jair Bolsonaro e seus quejando preferem desdenhar, 90% dos leitos de UTI no Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento da Covid-19 no Rio de Janeiro, estão ocupados. Isso mostra que a propagação do vírus está acontecendo de forma exponencial, mesmo que os bolsonaristas mais ensandecidos digam o contrário.

A capital fluminense tem 170 leitos de UTI destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo que 150 encontram-se no Hospital Ronaldo Gazolla. Desses 150 leitos, 137 já estão ocupados. Considerando que o tempo médio de permanência de um paciente com Covid-19 na UTI é de 14 dias, o melhor que a população pode fazer no momento é respeitar o isolamento para que todos os que necessitem tenham atendimento médico-hospitalar.