Juíza dá mais 48 horas para que Bolsonaro apresente exames de Covid-19 e estipula multa

     
    Após a Advocacia-Geral da União (AGU) não cumprir determinação judicial e entregar à Justiça Federal de São Paulo apenas um relatório médico contendo informações sobre o estado de saúde de Jair Bolsonaro em relação à Covid-19, a juíza federal Ana Lúcia Petri Betto decidiu, nesta quinta-feira (30), dar mais 48 horas para que o presidente da República entregue “os laudos de todos os exames” realizados para verificar se foi contaminado ou não pelo novo coronavírus.

    Em vez de enviar os laudos de todos os exames laboratoriais, como determinou a juíza, que atendeu a uma solicitação do jornal “O Estado de S. Paulo”, a AGU informou que encaminhou à Justiça um relatório médico de 18 de março no qual atesta que Bolsonaro se encontra “assintomático” e teve resultado negativo para os testes do novo coronavírus realizados no mês passado. O mencionado relatório médico, encaminhado à primeira instância da Justiça, foi divulgado pelo site de notícias UOL em março.

    “Considerando que o documento juntado pela parte ré (relatório médico, datado de 18.03.2020 – id 31571155), não atende, de forma integral, à determinação judicial, renove-se a intimação da União, nos termos do id 31436976, para que, em 48 (quarenta e oito) horas, dê efetivo cumprimento quanto ao decidido, fornecendo os laudos de todos os exames aos quais foi submetido o Exmo. Sr. Presidente da República para a detecção da COVID-19, sob pena de fixação de multa de R$5.000,00 por dia de omissão injustificada”, determinou a juíza Ana Lúcia Petri Betto.

     
    O governo requereu à Justiça que o caso tramite sob sigilo por envolver informações consideradas pessoais do presidente, contudo a magistrada negou o pedido. “Indefiro o pedido de sigilo documental”, decidiu a juíza.

    Nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Gaúcha, Bolsonaro afirmou que pode ter contraído o novo coronavírus, mas de forma leve, a ponto de não ter percebido os sintomas. Não é a primeira vez que o presidente diz que pode ter sido infectado pelo novo coronavírus. Em 20 de março, Bolsonaro afirmou: “Aqui em casa, toda a família deu negativo. Talvez, eu tenha sido infectado lá atrás e nem fiquei sabendo. Talvez. E estou com anticorpo.”

    Ora, se no relatório médico apresentado à Justiça consta que Jair Bolsonaro está assintomático e que os exames laboratoriais para o novo coronavírus apresentaram resultado negativo, como justificou a AGU, há algo desconexo entre a fala do presidente o laudo elaborado pelos médicos. Até porque, se Bolsonaro contraiu a doença e produziu anticorpos, o exame por certo apontou esse quadro.

    Essa mudança de discurso sinaliza que o presidente pode de fato ter contraído a Covid-19 e por considerar a doença uma “gripezinha” vinha tentando ocultar o resultado dos exames para continuar “passeando” por Brasília, em claro atentado contra a ciência e as autoridades de saúde de todo o planeta. No caso de os exames apresentarem resultado positivo, o presidente poderá ser processado criminalmente por ter colocado a vida da população em risco. É preciso dar um basta a esse déspota!