Morre na capital paulista, aos 99 anos, Laudo Natel, ex-governador de SP e ex-presidente do São Paulo FC

 
Ex-governador de São Paulo e ex-presidente do São Paulo Futebol Clube, Laudo Natel morreu na manhã desta segunda-feira (18), aos 99 anos. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Natel, que completaria 100 anos em setembro próximo, comandou o Executivo paulista em duas ocasiões durante a ditadura militar: a primeira entre junho de 1966 e janeiro de 1967, após o então governador Adhemar de Barros ser cassado pelo governo federal. Laudo era vice de Adhemar. A segunda, entre 1971 e 1975, após ser eleito por colégio eleitoral.

Laudo tentou retornar ao Palácio dos Bandeirantes por duas vezes, mas foi derrotado nas convenções. Em 1978, pela Arena, foi derrotado por Paulo Maluf, quando a eleição para o governo era indireta e sem opositores ao partido da ditadura.

 
A segunda tentativa ocorreu em 1982, quando perdeu a indicação pelo PDS para o então prefeito paulistano Reynaldo de Barros, na primeira eleição direta para o Palácio dos Bandeirantes desde 1962. Reynaldo de Barros foi derrotado nas urnas por André Franco Montoro (então no PMDB).

Natel também foi presidente do São Paulo FC entre os anos de 1958 e 1971. O principal feito à frente do clube foi a conclusão da obra do estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, sede do Tricolor. Pelas redes sociais, o São Paulo lamentou a morte do ex-presidente.

Em sua conta no Twitter, o “Tricolor do Morumbi” publicou a seguinte mensagem de pesar: “O São Paulo FC informa e lamenta, com imenso pesar, a morte de seu Patrono e ex-Presidente Laudo Natel, aos 99 anos. Nosso eterno agradecimento a uma das figuras mais importantes da história de nosso Clube pelas décadas de amor incondicional às nossas cores”.

A diretoria do SPFC informou que as cerimônias de velório e enterro serão “íntimas e rápidas” e uma missa será realizada, ainda sem data definida, na sede da agremiação. Patrono do São Paulo FC e conselheiro vitalício do clube, o ex-presidente tem seu nome no Centro de Formações de Atletas Laudo Natel da base, o CT de Cotia.