Zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades

(*) Gisele Leite

O grande baú cravejado de pedras preciosas está prestes a ser devassado. Quais segredos serão vazados? Quais escândalos ganharam o espaço e os ouvidos de autoridades e curiosos? A República praticamente parou porque um comparsa e ex-funcionário de um dos filhos do Presidente da República foi preso preventivamente.

Nem todas as consequências nefandas da pandemia de Covid-19 ocupam as preocupações dos gestores oficiais. O país está entregue a um total desgoverno, imerso no emaranhado de intrigas, fofocas, escândalos e bizarrices contumazes.

Caiu mais um Ministro, o da Educação, que aliás, não tinha nenhuma, e ganhou, como prêmio de consolação, a direção do Banco Mundial. Espero que sua fama de mal-educado e preconceituoso não tenha ultrapassado as fronteiras pátrias… senão, será recepcionado como persona non grata e prejudicará, ainda mais, a imagem de nosso pobre país.

O governo em seu quartel particular anda se desentendendo, e, aí, vale um ditado português muito sábio: “Zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades”.

Tomara que nossa estrutura emocional, cultural e política resista a tantas verdades dolorosas.

A pior verdade é que nossa incipiente democracia vem baqueando, tropeçando e prossegue a sedução de alguns discursos equivocados. As pautas inconstitucionais de manifestações e até de blogueiros é autenticamente assustadora.

O Ministro retirante foi eleito o pior ministro da pasta de todos os tempos e conseguiu brigar com todas as universidades federais do país. A gravação comunicando sua saída foi um episódio de raro mau gosto. E, assim, caminhamos para o terceiro ministro da Educação e o terceiro ministro da Saúde, como tais pastas fossem pouco relevantes para o Brasil. Por fim, para representar a “cereja do bolo”, finalmente o STF por 10 votos a 1 continua a ação das fake news.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.