Destino de sonho na palma da mão… Como assim?

(*) Gabriella Esgaib

Após 100 dias com dezenas de restrições na nossa rotina quanto a viagens, recomendo cuidado total ao planejar se deslocar por uns dias para longe de sua casa. Nossas liberdades foram ameaçadas e mudadas. Novos conceitos foram repensados para que voltemos a sonhar.

Sim, toda viagem começa com um sonho. O Sonho de se transportar e poder viver naquele determinado lugar por alguns dias e ter a sensação de soltar as amarras e absorver toda a cultura. Entender como vivem os moradores, saber da sua história, a geografia, a gastronomia, os aromas, o nascer do sol e também brindar o pôr do sol. Mas para isso, a partir de agora, teremos que pensar bastante e nos organizar para que tudo ocorra da melhor forma.

Trago aqui o principal, que é se entregar na elaboração de um bom roteiro. E acredite que elaborar uma escapada terá um investimento grande de tempo e disposição. Não desanime e saiba que com tudo bem pensado terá um sabor muito mais especial.

A primeira coisa a se fazer é pesquisar o “Destino de Sonho”.

Checar em todas as redes disponíveis a possibilidade de se ir para aquele determinado lugar. Estão operando? Já estão aceitando os turistas, inclusive brasileiros? Quais são os cuidados primordiais que estão tomando para me receber nesse local? Estão cumprindo todas as regras impostas?

Deixando a política, a pandemia, a vinda da vacina e os achismos de lado, temos dezenas de normas a cumprir antes de tomar a decisão de viajar nos dias atuais.

O mundo mudou, as pessoas estão receosas, os estabelecimentos se adaptando ao Novo. Não basta ter poder aquisitivo e querer, mas temos que entender que, além disso, o mais importante é “para onde” poderemos ir.

Começo as pesquisas práticas pelo site https://gowork.ges.deloitte para checar se o meu destino encontra-se pronto. Se já estão abertos ao Turismo?

Pesquiso as medidas das companhias aéreas que possam me levar até esse local. Qual protocolo adotaram? Vejo se me enquadro em tudo.

Precisarei fazer quarentena no local de destino? Como será feito o controle dessa quarentena? Sim, pois muitos Países estão exigindo que na chegada o Turista se recolha e faça o distanciamento total. Isso tudo muda constantemente, mas são pontos importantes que devem ser checados antes de se decidir.

Busco também saber as medidas sanitárias e de segurança dos órgãos de gestão pública do turismo do país escolhido. Isso mostra cuidado e preocupação. Como enfrentaram esse processo de pandemia, como a sua população se dispôs a ajudar os governantes? São perguntas simples, mas de grande importância para os turistas em geral. Afinal, você tem vontade de ir para um lugar onde a disseminação do vírus foi gigante e os governantes não tiveram capacidade de controle?

Depois disso, temos que pesquisar a escolha de acomodação. Os hotéis, os alojamentos em geral, as regras de convívio do hóspede no local, a rotina que esse estabelecimento usará para limpeza dos seus aposentos, o café da manhã, e uso de locais de lazer como academia, piscina, parque, sauna, etc. Você facilmente encontrará essas decisões nos sites de sua escolha. Procure saber se existe algum selo de cuidado.

Sobre a locomoção no local, o transporte público ou particular. Aluguel de transporte para uso próprio ou com motorista. Qual a regra? Soube que em alguns lugares você é obrigado a usar máscara e luvas em carros com motoristas. Ou seja, teremos que ter luvas em nossa bagagem?

Quanto a monumentos históricos ou museus e igrejas: precisamos comprar os tickets das atrações antecipadamente? Como serão as regras dos locais a serem visitados? Tenho que usar máscara? Quantas pessoas são permitidas naquele horário escolhido? Tem ingresso para aquele dia? E se eu me esquecer, vou poder comprar na hora?

Recomendo também que ao planejar entrem nos sites dos pontos turísticos para que ter uma ideia concreta de como abrirão nesse momento. Lembre-se que até o horário está reduzido.

Quanto a restaurantes, a reserva será primordial. Os estabelecimentos, em geral, funcionarão com metade de sua capacidade e muitos com regras como uso de máscara na entrada e para ir ao toilette. Os cardápios ou serão descartáveis, ou até com QRCode. Sabemos usar esse App?

Teremos essas regras para obedecer a partir de agora, pois o distanciamento social em inúmeros países se faz necessário. Será um período de readaptação, mas em pouco tempo estaremos acostumados.

O “Destino de Sonho” poderá estar na palma da sua mão com uma boa dedicação de tempo para pesquisar e não dar nada errado em sua viagem.

Hoje não temos ainda fronteiras completamente abertas, sobretudo para nós, brasileiros. A Europa está estabelecendo regras mais rígidas aos EUA, Brasil, Rússia e Qatar.

Devemos esperar para saber como viajar melhor e de forma responsável. Enquanto isso, teremos nosso País, que é maravilhoso e certamente está se preparando para receber-nos bem.

O “Destino de Sonho” não sairá de lá, entretanto levaremos mais tempo para saber como desfrutar da melhor forma aquilo que tanto desejamos.

Sou Gabriella Esgaib, apaixonada por viajar, planejar e viver novas culturas por aí afora. Contem comigo!

(*) Gabriella Esgaib, 51 anos, mãe de 3 rapazes, é Turismóloga, Gastrônoma, Personal Stylist e Interior Designer. Proprietária da Portugal Sense5, Consultoria de Viagens Enogastronômicas e Culturais para Portugal, que oferece experiências pra lá de especiais. Defensora de um estilo de vida com charme e praticidade, é criadora do grupo “Loucos por Dicas Gastronômicas”, que traz sugestões práticas de cozinha, dicas de restaurantes, viagens, mesas e “savoir-vivre”.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.