Governo informa que não determinou afastamento de servidores que tiveram contato com Bolsonaro

 
A irresponsabilidade genocida do presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia de Covid-19 não tem limites. Após o presidente da República testar positivo para o novo coronavírus, integrantes do governo e servidores palacianos que mantiveram contato com o chefe do Executivo não serão isolados, como manda o protocolo estabelecida por autoridades sanitárias e de saúde em todo o planeta.

Em nota, o Palácio do Planalto informa que não orientou o afastamento de servidores que tiveram contato próximo Bolsonaro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um infectado pode começar a transmitir o vírus nos seis dias anteriores ao início do aparecimento dos sintomas. Considerando que o presidente apresentou febre na segunda-feira (6), todas as pessoas com que ele manteve contato ou se reuniu deveriam ficar em isolamento social e profissional pelo período de 14 dias, segundo recomendação da OMS.

Na nota, o governo afirma que o procedimento adotado em relação à Covid-19 é orientar os servidores a buscar serviço médico caso apresentem sintomas da doença, ou seja, a cúpula palaciana desconsidera a possibilidade real de uma pessoa assintomática transmitir o novo coronavírus. A Presidência da República alegou na nota que diante de casos suspeitos as pessoas são orientadas a permanecer em casa, mas ressaltou que o “simples contato” com infectados não justifica o afastamento.

“Não há protocolo médico, seja do Ministério da Saúde ou da OMS, que recomende medida de isolamento pelo simples contato com casos positivos. A orientação que damos aos servidores é procurar assistência médica quando apresentarem sintomas relacionados à Covid-19, para avaliar necessidade de testagem. Nos casos considerados suspeitos, os servidores são orientados a ficar em casa até o resultado do exame”, afirmou o governo na nota.

 
A Presidência da República enfatizou que segue instrução normativa do Ministério da Economia, editada em 12 de março, que estabelece orientações para servidores civis da administração federal em relação à Covid-19. A instrução não cita afastamento de servidor que teve contato com infectados pelo novo coronavírus.

O governo de Jair Bolsonaro, como sempre afirmou o UCHO.INFO, é um ajuntamento de populistas e incompetentes que creem ter a solução derradeira para todos os problemas nacionais. Depois de 18 meses, o governo ainda não conseguiu mostrar a que veio.

Absurda, a decisão de não afastar alguns servidores federais é meramente política, quando na verdade deveria ter embasamento científico. A questão é que Jair Bolsonaro não aceita comprometer seu tosco discurso ideológico, mesmo que para isso seja necessário colocar em risco a saúde e a vida de pessoas.

A pasta da Educação está sem ministro e o Ministério da Saúde permanece acéfalo desde a saída de Nelson Teich, mas o Palácio do Planalto alega que no caso em questão segue instrução do Ministério da Economia. Enfim…