Estudo científico indica que imunidade ao novo coronavírus é temporária

 
Pacientes que se recuperam de Covid-19 possivelmente perdem a imunidade em um prazo de meses, indica estudo divulgado na segunda-feira (13). De acordo com os autores da pesquisa científica, do King’s College London, a constatação poderá ter influência “significativa” sobre a forma como os governos passarão a gerir a pandemia do novo coronavírus.

Pela primeira vez, os pesquisadores monitoraram por um período os níveis de anticorpos em mais de 90 pacientes confirmados com a doença transmitida pelo vírus SARS-CoV-2. Mesmo os que só apresentaram sintomas leves da Covid-19 haviam desenvolvido certo grau de reação imunológica. Esta reação foi classificada como “potente” em 60% do grupo, nas primeiras semanas após o contágio.

Após três meses, contudo, apenas 16,7% mantinham níveis altos de proteínas neutralizadoras do SARS-CoV-2. Passados outros 90 dias, vários dos participantes não possuíam mais anticorpos detectáveis no sangue.

 
Ao se defrontar com um perigo externo, como um vírus, o organismo mobiliza determinadas células para rastrear e eliminar o intruso. No processo, são produzidas as proteínas conhecidas como anticorpos, programadas para atacar o antígeno específico que estão combatendo, como uma chave moldada para se encaixar em determinada fechadura.

Enquanto apresentar quantidade suficiente de anticorpos, o paciente terá imunidade à doença, estando apto a rechaçar futuras infecções. A nova pesquisa do King’s College sugere, porém, que não se pode contar automaticamente com a imunidade ao novo coronavírus: talvez ela só dure alguns meses, a exemplo do que ocorre com outros vírus, como o da gripe.

Em junho, uma pesquisa comandada por cientistas chineses já havia apontado que os anticorpos desenvolvidos pelo corpo humano após uma infecção podem durar apenas dois ou três meses. O estudo também indicou que pacientes assintomáticos infectados pelo SARS-CoV-2 podem ter uma resposta imunológica mais fraca do que aqueles que desenvolveram os sintomas, que incluem febre e tosse. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.