Pandemia do novo coronavírus leva Prefeitura de SP a cancelar “festa da virada” na Avenida Paulista

 
Enquanto o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, chafurda na irresponsabilidade genocida, agarrado ao negacionismo tosco, a Covid-19 avança no País, fazendo mortos em todos os quadrantes da nação e deixando prejuízos que poderia ser evitados caso o governo central tivesse tomado as redes do controle da doença que vem assustando o planeta.

O mais novo capítulo da pandemia de coronavírus no Brasil é o cancelamento da festa de réveillon na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, como forma de evitar a disseminação da Covid-19 e uma segunda onda da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.

O anúncio do cancelamento da tradicional virada do ano na primcipal e mais importante avenida da cidade foi pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), nesta sexta-feira (17), durante coletiva de imprensa.

“Já havíamos anunciado que a Virada Cultural seria realizada online. Hoje, anunciamos que também não teremos o réveillon na Paulista. Tanto a prefeitura, quanto o Governo de São Paulo e técnicos da vigilância sanitária entendem ser muito temerário organizar um evento para 1 milhão de pessoas”, disse Covas.

“Como é um evento que requer uma organização de pelo menos três meses, envolve patrocínio, agenda de artistas, pacotes promocionais, queremos aqui com a maior previsibilidade possível, já deixar anunciado que a prefeitura não vai organizar”, completou o prefeito paulistano, que também contraiu Covid-19.

 
De acordo com números da Secretaria Estadual de Saúde, nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo registrou 407.415 infectados pelo novo coronavírus, além de 19.377 mortes pela Covid-19, 339 a mais do que foi registrado no período anterior.

Bruno Covas informou que a Prefeitura já mantém conversações com os organizadores de outros dois grandes eventos tradicionais da cidade: a “Parada LGBT+” e a “Marcha para Jesus”. Ambos deveriam ter ocorrido em julho, mas foram adiados para novembro por causa da pandemia.

O carnaval de 2021 também está ameaçado pela crise da Covid-19, mas o prefeito afirmou não haver definição, por enquanto sobre a realização do evento. Inicialmente, os organizadores do carnaval defenderam adiar a folia momesca, mas até o momento nenhuma autoridade se manifestou sobre tal sugestão.

“Continuamos a dialogar com as escolas de samba e outras cidades do Brasil para tentar tomar uma decisão conjunta em relação à possibilidade de adiamento da data. Na nossa cidade, temos também o carnaval de rua, mas ele requer uma organização em um prazo muito menor do que o sambódromo”, afirmou Bruno Covas.

Em relação aos espaços abertos, utilizados pelos paulistas em especial nos finais de semana, como o Minhocão e a Avenida Paulista, mas que tiveram as atividades de lazer suspensas em razão da pandemia, Covas disse que ainda não há previsão de reabertura dos locais.

“A Paulista e o Minhocão, como não requerem prazos, assim que for possível anunciamos a retomada. Não precisa anunciar com seis ou oito meses de antecedência. Por enquanto, não há nenhuma possibilidade para os próximos dia”, ressaltou o prefeito.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.