Vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19 é segura e induz produção de anticorpos, revela estudo

 
A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela empresa farmacêutica AstraZeneca é segura e induziu uma resposta imune, segundo resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira (20). No mesmo dia, pesquisadores chineses que desenvolvem uma vacina paralela também anunciaram resultados promissores.

De acordo com pesquisadores de Oxford, testes em 1.077 pessoas com idades entre 18 e 55 anos mostraram que a vacina foi capaz de estimular a produção de anticorpos e células T (células do sistema imunológico que destroem outras células contaminadas por vírus ou bactérias).

Os resultados abordam as duas primeiras fases de testes. A terceira fase de estudos clínicos, mais ampla e que inclui testes em 50 mil pessoas, ainda está em andamento.

Essa terceira etapa, a última antes do registro, deve determinar se a vacina é realmente eficaz. Ela inclui testes em 5 mil voluntários brasileiros e está sendo feita em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Ainda há muito trabalho a ser feito antes que possamos confirmar se nossa vacina ajudar a combater a pandemia de covid-19, mas esses resultados iniciais são promissores”, disse Sarah Gilbert, uma das desenvolvedoras da vacina. “Ainda não sabemos quão forte é a resposta imune que precisamos provocar para uma proteção eficaz contra a infecção por SARS-CoV-2 “, completou.

 
De acordo com os resultados preliminares, publicados na revista científica “The Lancet”, o efeito autoimune da vacina, chamada AZD1222, deve ser reforçado de maneira mais efetiva com uma segunda dose da vacina, segundo observações em subgrupo de dez participantes.

O estímulo à produção de células T nos voluntários foi observado 14 dias após a aplicação da primeira dose. Já os anticorpos (que neutralizam o vírus) foram observados 28 dias após a aplicação.

Os efeitos colaterais observados foram brandos, consistindo na maior parte em fadiga e dor de cabeça. A análise aponta que os sintomas foram, em grande parte, suavizados com o uso de paracetamol.

Vacina chinesa

Ainda nesta segunda-feira, pesquisadores chineses anunciaram que a fase 2 da vacina Ad5-nCOV, desenvolvida pela empresa CanSino Biologics, também mostrou resultados promissores semelhantes ao da vacina de Oxford. Segundo os chineses, ela é segura e também induz resposta imune.

Os autores, no entanto, ressaltam que nenhum dos 500 participantes foi exposto ao vírus Sars-CoV-2 após a vacinação. Então ainda não é possível determinar se ela oferece mesmo proteção contra o coronavírus.

Outra vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, também está sendo testada no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo do estado de São Paulo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no total, existem no mundo 160 iniciativas para desenvolver uma vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.