Quo vadis?

(*) Gisele leite

Pretende-se entabular uma reforma tributária. O primeiro texto da proposta apenas previa a unificação do PIS e da Cofins, denominando de Contribuição sobre Bens e Serviços, ou CBS, cuja alíquota seria de doze por cento.

A maioria dos líderes partidários defendem que tais medidas sejam integradas aos projetos já em trâmite e em discussão no Congresso Nacional.

Inicialmente a proposta da Câmara dos Deputados é eliminar cinco impostos enquanto a do Senado é substituir nove impostos por um único sobre o consumo.

Temeroso o Ministro Guedes tem receio de incluir os Estados e Municípios na discussão, pois como alguns impostos não são federais, os executivos dos Estados e Municípios terão que participar sobre essa divisão.

É de conhecimento notório que a aliança do atual governo com o Centrão o faz acreditar em aprovação imediata de todas as propostas. Porém, não creio nessa hipótese.

Outra bizarrice governamental é criar a CPMF digital, que corresponderia a uma taxa de 0,2 por cento sobre as transações eletrônicas. Enfim, não fosse uma crise sanitária de substanciais resultados, contamos com o desfavor de uma gestão caótica, escandalosa e ineficaz.

Enfim, podemos vencer o vírus pela eficiente destruição do país. Isso sem contar, a total falta de prioridade com os assuntos relacionados com a Educação e Cultura do país… Quo vadis? (Para onde vais?)

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.