The day after (o dia seguinte)

(*) Gisele leite

Após uma enorme explosão na zona portuária de Beirute, no Líbano, o governo libanês colocou os responsáveis pela região portuária em prisão domiciliar e declarou formalmente estado de emergência por duas semanas. Três dias de luto oficial também foram anunciados.

Contabiliza-se até recentemente cento e trinta e cinco mortos e, mais de cinco mil feridos, além de cerca de duzentos e cinquenta mil desabrigados.

As equipes de salvamento ainda procuram por eventuais sobreviventes, e o teor tóxico espalhado no ar é nocivo, sendo capaz de proporcionar doenças respiratórias entre outras e até mesmo morte.

O nitrato de amônio é apontado como a principal matéria-prima, sendo considerado comum no uso agrícola como fertilizante e pesticida.

Segundo as informações veiculadas na imprensa a explosão fora causada por 2.570 toneladas de nitrato de amônio armazenadas de forma perigosa e inadequada no porto de Beirute, após terem sido confiscadas de um navio que saíra da Geórgia em direção a Moçambique há mais de seis anos.

A população libanesa sempre pedira providências quanto ao armazenamento, mas foi em vão. Vários alertas foram ignorados desde 2013.

O prejuízo foi estimado em torno de vinte bilhões. O mais preocupante refere-se aos óbices criados para o funcionamento do porto que é a principal via de entrada e saída de mercadorias para a população libanesa.

O Líbano é um país em meio grave crise econômica, política e de saúde, principalmente em razão da pandemia de coronavírus.

A tragédia só vem aumentar a frustração que já ocorre desde ano passado em face da péssima gestão e incompetência pública que tanto arrastam o país para o abismo que traz consigo a superdesvalorização da lira e, ainda, o corte de salários e demissões.

O vocábulo “tragédia” provavelmente derivou-se de “tragoidia”, uma palavra formada por duas outras: “trágos”, que se traduz por “bode”, e “õidé”, que quer dizer “canto”. Assim, etimologicamente, tragédia significa literalmente “canto do bode”. Tomara que venha cessar o canto do bode.

Com a explosão foram destruídos cerca de 85% dos estoques de grãos, com reservas estimadas para apenas um mês.

O jornalista Guga Chacra se emocionou ao relatar a explosão em Beirute, mesmo assim forneceu panótica a respeito da delicada situação política e econômica do Líbano e, ainda, relembrou uma série de atentados já sofridos pelo país.

Apesar de visivelmente emocionado, o jornalista fora profissionalíssimo e competente prestando um serviço excelente para informação e compreensão do complexo contexto que envolve o Líbano. Parabéns, Guga!

A cidade amargou destruições sucessivas, afinal é uma cidade mágica e trágica, infelizmente. Israel, por sua vez, que já travou diversas guerras contra o Líbano, negou qualquer tipo de envolvimento e ofereceu ajuda.

O Papa Francisco pede que a comunidade internacional ajude o Líbano a superar a tragédia e a crise.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.