Prévia do PIB aponta tombo de 10,94% no 2º trimestre e coloca a economia na rota da recessão técnica

 
A economia brasileira registrou queda de 10,94% no segundo trimestre de 2020, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgado pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (14).

O indicador é considerado uma “prévia” do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no País e serve para medir a o comportamento da economia. O resultado oficial do PIB do segundo trimestre será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de setembro.

Se a retração do PIB se confirmar no segundo trimestre deste ano, o Brasil terá entrado oficialmente em “recessão técnica”, ou seja, recuo do nível de atividade por dois trimestres consecutivos.

Nos três primeiros meses deste ano, a economia já havia registrado retração de 1,5%, piorando ainda mais o cenário herdado de 2019, quando, segundo o IBGE, o PIB cresceu 1,1%, pior desempenho em três anos.

O recuo entre abril e junho deste ano foi verificado pelo Banco Central na comparação com o primeiro trimestre de 2020. O valor foi calculado após ajuste sazonal, “compensação” usada para comparar diferentes períodos do ano na seara econômica.

 
A queda da atividade econômica acontece em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem derrubado a economia mundial e colocado o mundo no caminho de uma recessão. Não fosse o auxílio emergencial, que vem sendo pago aos tropeços e com restrições para movimentação dos recursos, a tragédia certamente seria maior.

Nos últimos meses, porém, indicadores têm mostrado o início de uma retomada no Brasil, em setores como indústria e comércio, mas é preciso aguardar o fim do ciclo do auxílio emergencial para saber como a economia se comportará.

Considerando que 107 milhões de brasileiros se inscreveram no auxílio emergencial, o horizonte não é dos melhores para a economia. Além disso, a fanfarronice do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus tem prejudicado sobremaneira a economia brasileira, a exemplo do que alertou o UCHO.INFO logo no início da crise sanitária da Covid-19.

Com a politização da pandemia no território nacional, algo que aconteceu por obra e graça de Bolsonaro, o combate ao vírus SARS-CoV-2 migrou para a seara ideológica, como se um assunto de tamanha gravidade pudesse ser tratado dessa maneira. O comportamento míope do Palácio do Planalto no palco da pandemia começa a produzir reflexos na economia, que não tão cedo sairão de cena.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.