Crise das utopias

(*) Gisele Leite

A ideologia de esquerda perdeu seu ideal utópico. E a emergência global da direita coincide infelizmente quando a esquerda está “órfã” de suas utopias e princípios e prossegue alheias às demandas sociais. Em verdade, a crise é múltipla, porém também indica novas oportunidades. As utopias fracassaram e se distanciaram muito das necessidades da sociedade.

Enfim, o imaginário da política foi para o campo mais conservador. Evidentemente, a crise não é só da esquerda, basta mirar o cenário mundial, as agruras são sensíveis na Europa, nos EUA, China, Rússia, Ásia e Oriente Médio, consagrou-se uma crise sistêmica.

O labirinto civilizatório nos revela a nossa incapacidade em enfrentar novos desafios e reinventar uma rotina com atenção às regras sanitárias. Precisa-se recuperar o diálogo e a reconstrução de uma nova sociedade. Onde as alianças e negociações ocorrem frequentemente, em cada país, em cada contexto, há uma nova pedagogia de ação política.

Afinal, a corrupção na saúde significa óbitos, a corrupção na educação significa analfabetismo funcional e seus corolários, corrupção na política significa colocar uma nação na UTI sem respirador e sem médicos. Precisamos investir na radicalização da democracia, sem o que seremos apenas mais uma República das Bananas liderada por símios imbecis.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.