Greta Thunberg: dois anos de greves globais pelo clima

 
A ativista sueca Greta Thunberg criticou, nesta quarta-feira (19), a “inação política” dos líderes europeus diante do que considera uma grave crise ambiental.

Às vésperas do encontro marcado em Berlim com a chanceler alemã Angela Merkel, a jovem de 17 anos lamentou, ainda, o tempo perdido nestes “dois anos cruciais” desde que liderou a primeira paralisação escolar global pelo clima, em 20 de agosto de 2018.

As palavras de Greta foram publicadas pelo jornal britânico “The Guardian”, em texto assinado em conjunto com outras três jovens ativistas, Luisa Neubauer, Anuna De Wever e Adélaïde Charlier. Elas avaliam que os dois anos de greves nas escolas estimularam, sim, compromissos políticos e “grandes discursos”, mas ainda falta tratar a crise climática e ecológica pelo que é: uma crise.

“A lacuna entre o que precisamos fazer e o que realmente está sendo feito aumenta a cada minuto. Efetivamente, perdemos mais dois anos cruciais devido à inação política”, afirmam as ativistas.

No encontro com Merkel, o grupo pretende dizer à chefe de governo que “ela terá que encarar a emergência climática, em especial porque a Alemanha agora detém a presidência do Conselho Europeu”.

 
“A Europa tem a responsabilidade de agir”, instaram, frisando que as nações da União Europeia (EU) e o Reino Unido foram responsáveis por cerca de 22% das “emissões globais acumulativas históricas”. “É imoral que os países que menos contribuíram para causar o problema estejam sofrendo primeiro e mais.”

No texto, o quarteto promete entregar a Merkel uma carta aberta com 125 mil assinaturas, exigindo que os líderes da UE “parem de fingir que podemos resolver a crise climática e ecológica sem tratá-la como uma crise”.

A carta exorta os governos a suspenderem todos os investimentos na exploração e extração de combustível fóssil, acabarem com os subsídios e “retirarem imediata e completamente os investimentos nos combustíveis fósseis”.

“No Acordo de Paris, os líderes mundiais se comprometeram a manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C [em relação aos níveis pré-industriais], tendo 1,5°C como meta. Nossas exigências demonstram o que esse compromisso significa. No entanto, isso é apenas o mínimo que precisa ser feito para cumprir essas promessas.” (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.