A derrota por 8 gols a 2 para o Bayern de Munique, na reta final da Copa dos Campeões (Champions League) foi a gota d’água que fez trasbordar a insatisfação de muitos jogadores do FC com a direção do clube catalão.
Um dos descontentes é o argentino Lionel Messi, que está no clube desde os 13 anos de idade e já anunciou o seu desejo de deixar a agremiação imediatamente. Messi, cujo vínculo com o Barcelona vai até 2021, está se valendo se valendo de uma cláusula contratual para romper o compromisso. De acordo com esse tópico do contrato, ambas as partes, jogador e clube, podem romper unilateralmente o vínculo um ano antes do seu término.
A informação sobre a saída de Messi foi divulgada pela emissora “TyC Sports” e o jornal “Olé”, ambos da Argentina, e também pelo jornal “Marca”, de Madrid, e amplamente divulgada por veículos de comunicação de todo o planeta. A rádio “RAC1” e a agência de notícias “Associated Press informam que o Barcelona confirmou ter recebido o comunicado de Messi.
De acordo com as publicações, Lionel Messi teria enviado o comunicado ao Barcelona por meio de “burofax”, recurso existente na Espanha para o envio com urgência de documentos pelo correio, algo parecido como carta registrada que pode ser enviada pela internet. O argentino teria escolhido esse meio de envio para tornar oficial seu desejo de deixar o clube.
Em relação à aventada cláusula, o prazo para Messi exercer seu direito expirou em 10 de junho passado. Diante da notificação enviada pelo atacante, a diretoria do Barça teria recusado a rescisão com base na questão do prazo.
No contraponto, Messi e seus representantes alegam que as mudanças no calendário esportivo impostas pela pandemia de Covid-19 e a paralisação dos campeonatos futebolísticos podem pesar a seu favor.
No último dia 20, o argentino reuniu-se com o novo treinador do clube, Ronald Koeman, e, segundo a rádio catalã “RAC1”, teria externado seu desejo de deixar o FC Barcelona.
Em outro vértice da polêmica, o presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, disse que espera contar com Messi na próxima temporada e afirmou que o atacante só deixará o clube diante do pagamento da multa rescisória, fixada em 700 milhões de euros (R$ 4,6 bilhões).
Maior jogador da história do Barcelona, Messi tem 731 jogos e 634 gols em 16 temporadas jogadas no clube. Com a camisa do clube catalã conquistou quatro Liga dos Campeões da Europa, três Mundiais de Clubes, 10 Campeonatos Espanhóis e seis Copas do Rei e foi eleito o melhor jogador do planeta em seis ocasiões.
Especula-se que a Internazionale de Milão tem interesse em contratar Messi, mas dificilmente desembolsará o valor da multa rescisória para ter o atacante argentino no elenco. Para reforçar as especulações, há a informação não confirmada de que Lionel Messi já teria comprado um apartamento na bela cidade de Milão.
Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.