Líder dos índios caiapós, cacique Raoni Metuktire é internado com Covid-19

 
O cacique caiapó Raoni Metuktire, de 89 anos, foi diagnosticado com Covid-19 e está internado num hospital em Sinop, no Mato Grosso, informou nesta segunda-feira (31) o Instituto Raoni. Apesar de apresentar sintomas de pneumonia, o estado de saúde do líder indígena foi descrito como bom.

“Após um mês de alta, Raoni foi novamente internado com sintomas de pneumonia. Exames realizados e sorologia confirmaram Covid-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio”, informou o instituto em nota divulgada no Twitter, destacando que exames apontaram a presença de anticorpos contra a doença e que o cacique está fora de perigo.

 
Matéria relacionada
. Cacique Raoni e filha de Chico Mendes lançam aliança contra o governo Bolsonaro

Segundo o portal G1, a equipe médica do Hospital Dois Pinheiros confirmou que o cacique teve Covid-19 e que exames mostram a presença de anticorpos para o novo coronavírus.

Líder da etnia kayapó, o cacique ganhou visibilidade internacional no final da década de 1980 em sua luta pela preservação dos povos indígenas e da Amazônia. Recentemente, ele esteve internado após a apresentar um quadro depressivo devido à morte de sua esposa Bekwyjkà Metuktire, em junho.

No ano passado, Raoni realizou uma turnê pela Europa para denunciar ameaças à Amazônia devido à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro. Durante a viagem, o líder indígena passou por Paris, onde se reuniu com o presidente francês, Emmanuel Macron, Bruxelas e Luxemburgo. De Cannes, o líder seguiu para Itália e Vaticano, onde foi recebido pelo Papa Francisco. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.