Após vários casos de Covid-19, governo chinês decide testar cidade inteira

 
A China registrou nesta segunda-feira (26) o maior número de casos assintomáticos de Covid-19 em quase sete meses, identificados nos primeiros resultados de uma testagem em massa que está sendo realizada na cidade de Kashgar, no noroeste do país. A medida foi imposta após a descoberta de um caso numa fábrica de roupas da região.

De acordo com autoridades de saúde, foram descobertas, até domingo, 137 infecções pelo novo coronavírus entre os testes que estão sendo realizados nos 4,75 milhões de moradores de Kashgar e arredores, cidade localizada na região de Xinjiang.

A testagem em massa começou na noite do último sábado (24), após uma jovem de 17 anos que trabalha em indústria de confecções testar positivo para a Covid-19. Ainda não há informações seguras sobre o local onde a trabalhadora teria contraído o vírus.

Segundo a agência estatal de notícias chinesa, Xinhua, todos os novos casos estão ligados a uma fábrica de roupas onde os pais da jovem trabalham. Os pais teriam, porém, testado negativo.

A infecção da jovem foi descoberta durante testes semanais de rotina realizados em Xinjiang, nos quais grupos-chave são testados. A imprensa também informou que um trabalho de rastreamento está sendo realizado para detectar a origem do surto.

O número de casos assintomáticos registrados no atual surto foi o maior desde que a China começou a contabilizar esse tipo de infecção, no início de abril – elas não são contabilizadas como casos confirmados. Até o momento, mais de 2,8 milhões de pessoas em Kashgar foram testadas. A testagem em massa da população deve ser concluída na terça-feira.

 
Estratégia chinesa

Rápidas testagens em massa fazem parte da estratégia da China para controlar o avanço da doença. Medida semelhante foi adotada após a identificação de casos em Qingdao, no leste do país, em meados de outubro.

A campanha de testagem em massa de Qingdao foi a primeira realizada em meses. A cidade de Wuhan, onde o Sars-Cov-2 foi detectado pela primeira vez, no fim do ano passado, testou toda a sua população de 11 milhões de habitantes. Testagens envolvendo milhões de amostras também foram realizadas em Pequim e Ürümqi.

O novo coronavírus foi descoberto no final do ano passado em Wuhan, antes de se espalhar pelo mundo. Depois de registrar centenas de infecções diárias em fevereiro, a China conseguir conter a expansão da epidemia em seu território com testes em massa e duras quarentenas que isolaram cidades inteiras.

Ao todo, autoridades de saúde chinesas já registraram 85.810 casos confirmados da doença na China continental e apenas 4.534 mortos em decorrência da Covid-19. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.