Imunidade ao novo coronavírus cai rapidamente, aponta estudo divulgado no Reino Unido

 
O nível de proteção contra o novo coronavírus entre pessoas que já foram infectadas diminui rapidamente, indica estudo divulgado nesta segunda-feira (27) no Reino Unido. Cientistas do Imperial College London disseram que os dados analisados sugerem que a imunidade não é duradoura e que há risco de ser infectado várias vezes.

Já há vários casos confirmados no planeta de pessoas que foram infectadas uma segunda vez. Os pesquisadores analisaram a persistência de anticorpos em 365.104 pessoas adultas no Reino Unido entre junho e setembro.

Na primeira rodada de testes, entre o fim de junho e o início de julho, os anticorpos foram detectados em cerca de 60 pessoas a cada grupo de mil. Na última rodada de testes, em setembro, a proporção era de 44 pessoas para cada grupo de mil. Ou seja, o nível geral de imunidade caiu 26,5% entre o primeiro e o último teste.

No grupo de pessoas com mais de 75 anos, a queda foi de 39%. Porém, na faixa etária entre 18 e 24 anos a prevalência de anticorpos foi maior e o nível de imunidade caiu 14,9%. A análise também mostrou que o declínio dos anticorpos é mais acentuado entre pessoas assintomáticas do que entre aquelas que apresentaram sintomas de Covid-19.

 
Os resultados também mostram que grande parcela da população britânica provavelmente ainda não foi exposta ao novo coronavírus, afirmou o pesquisador Graham Cooke, um dos autores do estudo.
Como consequência, uma vacina é muito importante para se poder criar um alto nível de proteção na população, acrescentou.

O estudo foi divulgado como pre-print e, assim, ainda não passou por uma análise de outros cientistas para verificar possíveis inconsistências.

A virologista Wendy Barclay, do Imperial College London, comentou que “este novo coronavírus parece se comportar de maneira muito semelhante aos coronavírus sazonais que existem em humanos há décadas, senão centenas de milhares de anos”.

As pessoas podem ser reinfectadas a cada ano ou a cada dois anos por esses coronavírus sazonais devido ao declínio da imunidade, declarou a uma rádio britânica. Ela afirmou estar otimista quanto às vacinas porque funcionam de maneira diferente e podem conferir imunidade mais longa. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.