Ataque a tiros em Viena deixa dois mortos e vários feridos; governo da Áustria fala em atentado terrorista

 
Um ataque a tiros em Viena, capital da Áustria, nesta segunda-feira (2), deixou ao menos duas pessoas mortas e várias outras feridas. De acordo com informações preliminares da polícia local, um dos mortos é considerado suspeito de ter participado do tiroteio. As investigações continuam, mas dados não confirmados revelam que outro suspeito do crime foi preso.

A polícia austríaca informaram que os tiroteios começaram por volta das 20h (horário local, 16h em Brasília) na Rua Seitenstettengasse, mas seis locais diferentes também foram palco de tiros. Ainda de acordo com as autoridades locais, mais de uma pessoa, armadas com fuzis, participaram da ação criminosa.

O Ministério do Interior da Áustria classificou a ação como possível atentado terrorista. Até a conclusão desta matéria, não havia informações sobre a identidade dos mortos ou dos detidos. Também não se sabe o motivo do ataque e se há relação com outros recentes atentados, como os cometidos na França, por exemplo, na última semana, quando três pessoas foram assassinadas com golpes de faca em uma basílica da cidade.

 
Nas redes sociais, a polícia de Viena pediu que as pessoas permanecessem em casa porque, até as 18h24 (horário de Brasília), a operação de busca ainda estava em andamento. O sistema público de transporte foi interrompido e a região onde aconteceu o crime foi isolada.

A agência austríaca APA, citando o Ministério do Interior, informou que um policial foi baleado e ficou “gravemente ferido”. O jornal “Kronen Zeitung” noticiou que uma pessoa acionou um cinto de explosivos.

Oskar Deutsch, um dos representantes da comunidade judaica na Áustria, disse nas redes sociais não saber ainda se a sinagoga era o alvo do ataque — segundo ele, o templo estava fechado no momento da ação. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.