Ode à resistência

(*) Gisele leite

Não existe tirania que resista a uma gargalhada. Os ditadores são sisudos. São patologicamente sérios. Já vivemos a ditadura de Vargas e a dos militares. O povo brasileiro é genial, pois sobrevive às intempéries mais variadas… E prosseguirá. Não adianta cercear nossa liberdade. Tentar nos calar, sufocando-nos. Pois outras vozes sempre ecoarão.

Pois, novos protestos denunciarão diariamente a tentativa vã de sufocar nossa democracia infantil. Nossa história repleta de percalços e acidentes grotescos não esmoreceu nosso povo que sobrevive impávido. Apesar de. Não adianta proferir piadas infames, mentiras mirabolantes e, chistes infelizes e envergonhantes. Não desistiremos de amar nossa pátria.

De sermos um povo alegre e trabalhador. De resistir as agruras da seca do Nordeste, ao desmatamento da Amazônia e as queimadas do Pantanal. Nossa consciência continua limpa por acreditar erroneamente naqueles a quem devotamos confiança e, nos trai publicamente e implacavelmente. Nossa consciência continua íntegra apesar de errarmos. Pois há muita poesia para nos salvar.

Já dizia Mário Quintana:

“Todos esses que aí estão.
Atravacando meu caminho,
Eles passarão …
Eu passarinho!”.

Por derradeiro, socorro-me com Drummond que em sua genialidade mineira profetizou:

“No meio do caminho tinha uma pedra.
Tinha uma pedra no meio do caminho.
Tinha uma pedra.
No meio do caminho tinha pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra.
Tinha pedra no meio do caminho”.

Assim, prosseguem os caminhos, de superação em superação. De resiliência em resiliência.

E um dia, tal como no Poema da Esperança, de Cecília Meireles, finalizaremos:

“Eleito, ó Eleito,
Dize que me deixaras ficar
Lá, onde Tu moras,
Nesse país tão luminoso
Que, de olhos extintos,
Se pode ver…”

Seremos mil vezes o passarinho, encontraremos pedras no meio do caminho e continuaremos a ver o país tão luminoso, mesmo de olhos extintos, poderemos ver… nossa resistência. A prova cabal é que todos os poetas acima citados foram brasileiros como nós.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.