Ameaça a Joe Biden mostra que Bolsonaro é um tirano debochado que precisa ser contido, talvez interditado

 
Não é novidade para os que seguem o jornalismo do UCHO.INFO que a atual política externa brasileira é baseada na diplomacia de lupanar, até porque o presidente Jair Bolsonaro e alguns sabujos do Itamaraty agem como messalinas a serviço da Casa Branca.

Resistindo a cumprimentar Joe Biden pela vitória na eleição presidencial americana, Jair Bolsonaro decidiu investir contra o democrata, que ameaçou retaliar economicamente o Brasil caso o governo brasileiro não tome providências para contes as queimadas e o desmatamento na Amazônia.

Nesta terça-feira (11), após meses se equilibrando sobre o fio do falso bom-mocismo, Bolsonaro, durante evento no Palácio do Planalto, acionou sua insana verborragia e ameaçou Biden e sugeriu usar “pólvora” se as promessas do presidente eleito dos EUA foram cumpridas.

“Quando acaba a saliva tem que ter pólvora. Não precisa nem usar a pólvora, mas tem que saber que tem”, afirmou presidente. “Assistimos há pouco um grande candidato à chefia de Estado dizendo que, se eu não apagar o fogo da Amazônia, ele vai levantar barreiras comerciais contra o Brasil. E como é que podemos fazer frente a tudo isso? Apenas pela diplomacia não dá”, emendou.

 
Militar pífio e frustrado, Bolsonaro mostra com essa declaração que não apenas desconhece as mais básicas regras da diplomacia, mas ignora o poderio bélico dos Estados Unidos.

Estulto conhecido, Bolsonaro faz da boçalidade e da mentira armas para enfrentar aqueles que elege como adversários, como se tal estratégia produzisse resultados positivos. No momento em que o Brasil enfrenta dificuldades para sair do atoleiro da crise, criar uma frente de confronto com um dos principais parceiros econômicos do País é suicídio político.

No caso de a mencionada “pólvora” migrar do campo da figura de linguagem para o terreno da realidade, o Brasil será arrasado militarmente pelos EUA em menos de uma hora. Provocar a maior potência bélica do planeta é atitude de quem precisa de declarações absurdas para manter-se no noticiário.

Há quem diga que o presidente da República não é levado a sério, mas os brasileiros deveriam se preocupar com as constantes ameaças à democracia e ao Estado de Direito, antes que o pior aconteça. O comportamento de Bolsonaro é preocupante e talvez seja o caso de as autoridades pensarem na possibilidade de interdição. É preciso dar um basta à tirania e ao deboche de um tirano solitário que existe à sombra da teoria da conspiração.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.