O significado da vitória de Biden

(*) Gisele Leite

O democrata Joe Biden venceu Donald Trump no pleito desse ano, mas assume país polarizado em meio a pandemia de Covid-19 e com o desemprego em alta. O republicano Trump é o primeiro presidente norte-americano a não conseguir se reeleger desde 1992. A vitória encontra um cenário não muito animador, pois os EUA concentram cerca de vinte por cento de todos os óbitos e infectados do mundo. Nas últimas 24 horas, registrou-se mais de duzentos mil casos.

O vencedor já prometeu estratégia completamente diferente da adotada por Trump no combate à pandemia, a começar garantir que as decisões da saúde pública sejam amparadas na ciência e informadas por profissionais da área. Também afirmou retomar o relacionamento com a OMS – Organização Mundial da Saúde. Principalmente em face de Trump que anunciou ao Congresso e às Nações Unidas que iniciou o processo para retirar formalmente o país da OMS. No comunicado teria como efeito, a saída dos EUA a partir de 6 julho de 2021.

O democrata vencedor prometeu um pacote fiscal de mais de três milhões e acelerar um plano de investimentos em infraestrutura previstos para os próximos de dez anos. Biden igualmente promete reverter alguns dos cortes de impostos para empresas feitos por Trump e fazer uma reforma fiscal para que os mais ricos paguem mais tributos. Terá que lidar com a guerra comercial que antecessor começou contra a China.

Apesar disso, Biden deve manter a tentativa dos EUA de impedir que a Huawei implemente a tecnologia 5G em diversos países do mundo. E, o próximo campo de batalha entre EUA e China será o Brasil. Nosso país deverá fazer em 2021 um dos maiores leilões do mundo sobre a tecnologia 5G, tem a China e os EUA como seus maiores parceiros comerciais.

Ainda sob a presidência de Trump, os EUA prometeram cerca de um bilhão de dólares em crédito para financiar projetos no Brasil, incluindo o 5G, mas uma decisão contra a China pode trazer prejuízos ao país. Acreditamos que o atual Presidente da República que era aliado de Trump poderá mudar juntamente com a alternância de poder. E, será o presidente brasileiro que irá decidir sobre a questão sobre 5G.

Nosso país poderá sofrer pressão dos EUA por conta das queimadas e desmatamentos da Amazônia, e Biden já citou o desmatamento amazônico em debate presidencial contra Trump e fora prontamente rebatido pelo atual presidente brasileiro. É sabido que Biden tem uma evidente agenda ambiental, devendo recolocar os EUA no Acordo de Paris e adotar medidas contra o aquecimento global.

Já no cenário doméstico, Biden terá que lidar com os conflitos raciais e protestos que voltaram a cena nos EUA desde o assassinato de George Floyd que gerou o movimento Black Lives Matter. Durante a gestão de Trump só ocorreu crítica e criminalização das manifestações e ainda defender o discurso da lei e da ordem.

Biden escolheu a senadora negra chamada Kamala Harris (a primeira mulher negra e filha de imigrantes nesse cargo) para ser sua vice e deverá adotar postura completamente oposto à do atual presidente norte-americano. Em verdade para cumpre grande parte de suas promessas, Biden deverá contar com um grande aliado: um Congresso de maioria democrata e, a superioridade deverá fazer que aprovar logo no início de seu mandato.

A vitória de Joe Biden é uma vitória para a ciência. Sua eleição tem significado especial para os cientistas da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) que tem sofrido sob os esforços de Trump para mitigar os regulamentos, reforçar a influência da indústria e minar a forma como a ciência é usada para elaborar regras para conter poluição e proteger a saúde pública.

Apesar da eleição de Biden representar um fim iminente a uma presidência que muitas vezes desconsiderou a verdade, a ciência e as evidências, muitos cientistas temem que o movimento lançado por Trump continue a assombrar os EUA bem depois de ter deixado o cargo.

De qualquer forma, o discurso raivoso do Trump será substituído pelo discurso que propõe o diálogo. Entre os políticos brasileiros, a vitória de Joe Biden e Harris significa a restauração dos valores da democracia autenticamente liberal e que prestigia os direitos humanos e respeita as minorias. Apesar de que o governo de Biden enfrentará sérias dificuldades, caso seja confirmada a maioria republicana no Senado norte-americano.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não representando obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.