Estulto e covarde, Bolsonaro não cita países que “compram” madeira ilegal e é desautorizado por Mourão

 
Desde a campanha presidencial de 2018 o UCHO.INFO afirma que Jair Bolsonaro é um incompetente perigoso e desprovido de estofo para ocupar cargo de tamanha responsabilidade e relevância como a Presidência da República.

Há dias, Bolsonaro, ao mais uma vez negar a ciência e debochar dos que temem contrair o novo coronavírus, disse que o Brasil não pode ser um “país de maricas”. Na quarta-feira (18), em discurso a produtores rurais, durante evento oficial em Goiás, o presidente classificou como “frouxos” os que aderiram ao isolamento em razão da pandemia.

Um dia antes (terça-feira, 17), Bolsonaro foi ao Olimpo, durante cúpula virtual dos BRICS, quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, lhe dedicou elogios canhestros, destacando suas “qualidades masculinas” e a forma corajosa como o homólogo brasileiro enfrentou a Covid-19. Homofóbico conhecido, tal qual Bolsonaro, o presidente russo desconhece a realidade e por isso exalta a política do governo do “capitão cloroquina” para conter o avanço da doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

Na cúpula dos BRICS, Bolsonaro ameaçou divulgar uma lista de países que compram madeira extraída ilegalmente da Amazônia, como se ameaças fizessem parte da cartilha de um estadista. “Revelaremos nos próximos dias os nomes dos países que importam essa madeira ilegal nossa através da imensidão que é a região amazônica”, disse o presidente da República. “Porque daí sim estaremos mostrando que estes países, alguns deles que muitos nos criticam, em parte têm responsabilidade nessa questão”, emendou.

Aos fatos… Se há no Brasil alguém que chafurda nas valas da covardia e da insensatez, esse certamente é Jair Messias Bolsonaro, um despreparado que faz da própria estupidez uma cortina de fumaça para esconder suas gritantes deficiências.

 
Na quarta-feira (18), Bolsonaro, em mais um rompante de estultice, declarou aos desvairados apoiadores: “Amanhã, na live, nós vamos mostrar os países que nos acusam de desmatar, mas importam madeira clandestinamente nossa, tá ok? A gente vai fazer, a gente vai mostrar tudo amanhã”.

Na quinta-feira (19), após aconselhamento por parte de assessores palacianos, na enfadonha e semanal transmissão ao vivo pela internet Bolsonaro recuou em relação à divulgação da tal lista de países.

“A gente não vai acusar nenhum país aqui de cometer nenhum crime ou ser conivente de um crime, mas empresas que poderiam estar nos ajudando a combater esse ilícito”, disse o presidente na transmissão, na companhia do ministro da Justiça, André Mendonça, e do superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva.

De chofre é preciso lembrar, como já afirmou o UCHO.INFO, que países não compram madeira ilegal, mas, sim, empresas estrangeiras. Contudo, o maior problema envolvendo a extração ilegal de madeira é o consumo interno.

Em mais uma incursão para desmoralizar o presidente da República, o vice Hamilton Mourão admitiu nesta sexta-feira (20) que o governo tem responsabilidade no comércio ilegal de madeira. “Lógico que tem. O governo sempre tem. Tudo que acontece ou deixa de acontecer é culpa do governo. É normal”, disse Mourão aos jornalistas, quando chegava ao Palácio do Planalto.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.