Pfizer pede a autoridades dos EUA autorização de emergência para vacina contra Covid-19

 
A farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia Biontech pediram nesta sexta-feira (20) à agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos – Food and Drug Administration (FDA) – uma autorização de emergência para sua vacina contra a Covid-19.

Trata-se da primeira vacina contra o novo coronavírus a buscar a autorização da FDA e pode estar disponível até o fim de dezembro para grupos de risco, informou a Pfizer em comunicado.

O registro na FDA é baseado nos resultados dos testes clínicos da fase 3 da vacina. Na quarta-feira (18), a farmacêutica americana anunciou que o imunizante tem eficácia de 95% contra a doença, 28 dias após a primeira dose.

Ela informou ainda que, se o pedido for aprovado, a vacina pode começar a ser distribuída em dezembro em estágios sucessivos, começando com grupos de alto risco, incluindo trabalhadores da área de saúde, idosos e portadores de problemas graves de saúde.

O processo de monitoramento da FDA deve levar algumas semanas, e uma reunião do comitê consultivo para rever a vacina está agendada para o início de dezembro.

“O lançamento dos EUA representa um marco importante em nossa jornada para fornecer uma vacina covid-19 ao mundo, e agora temos um retrato mais completo do perfil de eficácia e segurança de nossa vacina, dando-nos confiança em seu potencial”, disse o presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado.

 
O anúncio foi feito dois dias depois de a Pfizer informar que sua última avaliação da fase 3 confirmou que a eficácia da vacina “foi consistente em termos de idade, sexo, raça e etnia”, ressaltando que “a eficácia observada em adultos acima de 65 anos foi superior a 94%”. No total, quase 43 mil participaram desse teste em todo o planeta, dos quais pouco mais de 41 mil receberam uma segunda dose em 13 de novembro.

De acordo com a Pfizer, os dados mostram que a vacina foi bem tolerada em todas as populações de seus participantes inscritos, e que não foram observados problemas graves de segurança. Os únicos efeitos colaterais significativos foram fadiga (3,8%) e dor de cabeça (2%).

A vacina da Pfizer e da BioNTech utiliza a tecnologia de RNA mensageiro, que os cientistas esperam provocar uma melhor resposta do sistema imunológico para combater o vírus.

Em 22 de julho, a Pfizer anunciou que o governo dos Estados Unidos compraria 100 milhões de doses da vacina por um total de US$ 1,95 bilhão e teria a possibilidade de adquirir mais 500 milhões de doses. A empresa espera produzir até 50 milhões de doses de vacinas globalmente até 2020, e até 1,3 bilhão de doses até o fim de 2021.

Ao todo, mais de 57,1 milhões de pessoas contraíram o coronavírus no mundo, enquanto mais de 1,36 milhão morreram em decorrência da doença, segundo contagem mantida pela Universidade Johns Hopkins.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 11,7 milhões de casos, e da Índia, com 9 milhões. Mas, com 168 mil mortes, é o segundo em número de óbitos, depois dos EUA, onde morreram mais de 253 mil pacientes de Covid-19. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.