Fugitivos eleitorais

(*) Gisele Leite

Apesar dos estonteantes números de casos de infectados e de óbitos por Covid-19, principalmente nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, os candidatos ao segundo turno das prefeituras parecem minimizar a crise sanitária. Ademais, negam publicamente a existência concreta da segunda onda de contágio do coronavírus e ainda a necessidade de novos lockdowns, mesmo que tomem discretamente medidas.

Por outro lado, os candidatos adversários, evitam comentar sobre novos planos de isolamento ou distanciamento social. Temendo a impopularidade que pode gerar tais iniciativas.

Em nosso país, segundo o governo federal vigente, um país de maricas, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde requereu o Ministro da Saúde, o General Eduardo Pazuello ações concretas contra a segunda onda de Covid-19.

O referido Conselho requereu ainda mais de três bilhões em recursos para testes rápidos, além de estratégia de testagem ampla da população brasileira. Não se trata de preocupação desmotivada. Por sua vez, o Ministério da Saúde alega não ter dados suficientes para confirmar o real crescimento da patologia no Brasil.

Mesmo assim, pretende lançar em breve, em dezembro vindouro, uma campanha de conscientização sobre a vacina contra Covid-19. De qualquer modo, o Presidente já ergueu dúvidas sobre a eficácia de vacinas e se posicionou contra à sua obrigatoriedade.

Ainda no cenário, constata-se a média móvel de 544 mortes nos últimos sete dias, sendo a tendência de alta verificada em treze estados, a saber: PR, RS, SC, ES. MG, RJ, GO, AP, RO, RR, TO e RN.

Lembrando que o Amapá sofreu um apagão de energia elétrica de vinte e dois dias. Um absurdo institucional, e ainda, o governo federal recorre da medida judicial que afastou os responsáveis junto a Agência Reguladora. Aproveito a oportunidade para manifestar minha solidariedade ao Amapá e seus cidadãos.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

As informações e opiniões contidas no texto são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo obrigatoriamente o pensamento e a linha editorial deste site de notícias.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.