Universidade de Cambridge denuncia roubo de dois cadernos de Charles Darwin

 
A Universidade de Cambridge declarou nesta terça-feira (24) como roubados dois cadernos de anotações de Charles Darwin que desapareceram da sua biblioteca há quase 20 anos.

Um dos cadernos desaparecidos contém o esboço da “árvore da vida”, um símbolo da Teoria da Evolução das Espécies. Os dois cadernos são avaliados em vários milhões de libras e constam agora na base de dados de obras roubadas da Interpol.

A biblioteca havia iniciado no começo de 2020 uma nova e ampla busca, “a mais importante da história da biblioteca”, para localizar os cadernos. Depois de verificar 189 caixas do arquivo de Darwin, os responsáveis concluíram que o mais provável é que os cadernos tenham sido roubados.

 
O anúncio coincide com o Dia da Evolução, que comemora o aniversário da primeira publicação de “A origem das espécies”, obra máxima do naturalista inglês, em 24 de novembro de 1859.

A universidade explicou que os dois cadernos haviam sido retirados em setembro de 2000 da sala onde se guardam os livros mais valiosos para serem fotografados. Durante um controle de rotina, em janeiro de 2001, descobriu-se que a pequena caixa que os continha, do tamanho de um livro de bolso, não estava em seu lugar.

Ao longo de anos, os bibliotecários acreditaram que os cadernos foram equivocadamente postos em outro lugar da biblioteca, que reúne 10 milhões de livros, mapas, manuscritos e outros artigos, incluindo um dos maiores e mais importantes arquivos sobre Darwin.

O cientista esboçou suas ideias sobre uma árvore evolutiva no verão europeu de 1837, quando regressou de uma viagem ao redor do mundo a bordo do HMS Beagle. Duas décadas depois, publicaria uma árvore da vida mais elaborada em “A origem das espécies”. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.