Pennsylvania e Nevada confirmam vitória de Joe Biden e sepultam teoria conspiratória criada por Trump

 
Autoridades dos estados da Pennsylvania e de Nevada, nos Estados Unidos, confirmaram nesta terça-feira (24) a vitória do democrata Joe Biden em seus territórios, desferindo o último golpe nas reivindicações do presidente Donald Trump de que teria vencido as eleições presidenciais de 3 de novembro.

A Pennsylvania, que tem 20 votos no Colégio Eleitoral, é um dos estados-chave que cimentaram a vitória de Biden sobre Trump na contagem final. Nevada, por sua vez, tem seis votos no Colégio Eleitoral. É necessário um total de 270 votos para vencer o pleito, e Biden soma 306.

O resultado na Pennsylvania foi anunciado pelo governador do estado, Tom Wolf, em mensagem publicada no Twitter. “Conforme requer a lei federal, assinei a certificação de verificação para a lista de eleitores de Joe Biden e [sua vice] Kamala Harris”, escreveu.

A eleição no estado terminou com 3,46 milhões de votos para Biden, 3,38 milhões para Trump, e 79 mil para Jo Jorgensen, do Partido Libertário.

O presidente republicano fez da Pennsylvania peça central de suas fracassadas tentativas jurídicas para alterar o resultado das eleições, lançando ataques legais sobre as regras de contagem de votos e procedimentos do pleito nos condados.

No último sábado, um juiz federal na Pennsylvania rejeitou ação da campanha de Trump para anular milhões de votos enviados pelo correio no estado – mais uma decisão que marcou um duro golpe para o presidente.

Já a vitória de Biden em Nevada foi oficializada pelo Supremo Tribunal do estado, em decisão unânime dos sete juízes da Corte. O tribunal respondeu assim a uma ação judicial interposta pelo Partido Republicano alegando fraude eleitoral.

Trump tentou impedir a contagem das cédulas de voto por correio dos 1,8 milhão de eleitores registados em Nevada, considerando haver irregularidades no processo.

Biden venceu no estado com 50,06% dos votos, contra 47,67% de Trump, segundo os resultados aprovados pelas autoridades eleitorais dos 17 condados de Nevada.

 
Matérias relacionadas
. Após recontagem manual de votos, Georgia confirma vitória do democrata Joe Biden
. Apesar da birra e das dificuldades criadas por Trump, governo de Joe Biden começa a tomar forma
. Mesmo sem reconhecer derrota, Donald Trump autoriza transição de governo nos Estados Unidos

Futuro gabinete

A oficialização do resultado ocorre no mesmo dia em que o presidente eleito apresentou formalmente seus indicados para compor a equipe de política externa e segurança nacional de seu futuro gabinete, um dia depois de anunciar os nomes por meio de um comunicado.

“Os Estados Unidos estão de volta, prontos para liderar o mundo”, declarou Biden em Wilmington, no estado de Delaware, seu reduto eleitoral.

O experiente assessor de política externa Antony Blinken foi anunciado como secretário de Estado, enquanto John Kerry, ex-secretário de Estado do governo Barack Obama, foi indicado como enviado especial para o clima.

O advogado nascido em Cuba Alejandro Mayorkas será o primeiro latino a chefiar o Departamento de Segurança Interna, que supervisiona a imigração. E Avril Haines, ex-vice-diretora da CIA, será a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de inteligência nacional.

O presidente eleito também indicou a diplomata de longa data Linda Thomas-Greenfield como embaixadora americana nas Nações Unidas, que tem status de membro do gabinete. Jake Sullivan, que foi assessor de segurança de Biden quando ele era vice-presidente de Obama, foi escolhido como conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca.

Também na segunda-feira, Donald Trump autorizou que seu governo comece a cooperar com a equipe de transição de Biden, embora continue se recusando a reconhecer a derrota nas eleições.

O republicano informou a medida pelo Twitter, logo após a Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês), agência governamental americana, confirmar Biden como o “aparente vencedor” do pleito presidencial, abrindo caminho para o início da transição na Casa Branca.

A GSA é responsável por garantir o funcionamento básico das demais agências federais, e sua declaração na segunda-feira permite que Biden passe a coordenar com essas agências seus planos para assumir a presidência em 20 de janeiro, o que vinha sendo bloqueado pelo atual governo. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.