Maradona será velado na Casa Rosada durante 48 horas; expectativa é de mais de 1 milhão de pessoas

 
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, decretou três dias de luto no país logo após a confirmação da morte do ex-jogador Diego Armando Maradona, na quarta-feira (25).

O velório está previsto para começar na manhã desta quinta-feira, na Casa Rosada, sede do Executivo argentino, e será aberto ao público. Em meio à pandemia da Covid-19, são esperadas mais de 1 milhão de pessoas, de acordo com a imprensa local.

Diante dos riscos de contágio por causa de aglomerações, o presidente da República está reunido com integrantes dos ministérios da Saúde e da Segurança para definir um esquema seguro para que os argentinos compareçam ao velório.

Fernández publicou nas redes sociais uma foto em que aparece abraçado a Maradona, imagem acompanhada da seguinte mensagem: “Você nos levou ao mais alto do mundo. Você nos fez imensamente felizes. Você foi o maior de todos. Obrigada por ter existido, Diego. Vamos sentir sua falta o resto da vida.”

Vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner também usou as redes sociais para expressar sua tristeza com a morte de Maradona. “Muita tristeza, partiu um grande. Até sempre Diego, te amamos muito. Um abraço enorme a seus familiares e seres queridos.”

 
A morte de Diego Maradona foi confirmada no início da tarde desta quarta-feira por seu advogado, após o jornal Clarín divulgar a informação. O ex-jogador tinha 60 anos e sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa.

Maradona foi submetido recentemente a cirurgia de emergência para drenar um coágulo de sangue no cérebro. O hematoma pode ter se formado após queda ou praticando boxe, modalidade esportiva que praticava nas horas vagas.

Após o procedimento cirúrgico, Maradona, por decisão dos médicos e da família, continuou hospitalizado devido a quadro de anemia e de abstinência devido à dependência do álcool. O ex-atleta deixou o hospital há duas semanas e recebeu orientação para ser acompanhado diuturnamente em sua casa por um médico.

De acordo com o promotor John Broyard, Maradona morreu por volta do meio-dia. “A polícia científica chegou às 16h e realizou seu trabalho. Não foram encontrados sinais de violência, porém, o corpo foi levado para uma autópsia no necrotério de San Fernando [região metropolitana de Buenos Aires). Apenas depois desse procedimento, será liberado para o velório”, disse Broyard. A autópsia terminou por volta de 22 horas.

Quase que simultaneamente, a cidade de Buenos Aires foi “invadida” por admiradores do ex-jogador, que nas ruas portenhas gritavam “Diego” e o aplaudiam, além de fogos de artifício lançados por torcedores e pelos clubes de futebol da capital argentina.

Após a autópsia, o corpo do ex-camisa 10 foi encaminhado ao Estádio Diego Armando Maradona, do Argentinos Juniors, seu primeiro clube, e de lá seguirá para a Casa Rosada.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.