Biden confirma Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve, como secretária do Tesouro dos EUA

 
A equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta segunda-feira (30) a nomeação de Janet Yellen, ex-presidente Federal Reserve (banco central americano), como secretária do Tesouro. Caso a economista de 74 anos seja aprovada pelo Senado, ela se tornará a primeira mulher a assumir o cargo.

Citando fontes próximas a Biden, agências de notícias já haviam antecipado a nomeação na última semana. Yellen foi a primeira mulher a chefiar o Federal Reserve, entre 2014 e 2018, quando defendeu uma política monetária mais frouxa, visando promover o crescimento econômico e o emprego.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou a Yellen um segundo mandato à frente da instituição, substituindo-a em 2018 pelo então vice Jerome Powell.

Como sucessora de Steve Mnuchin na pasta do Tesouro, Janet Yellen terá de lutar contra a crise econômica resultante da pandemia do novo coronavírus, que deixou milhões de pessoas desempregadas.

 
Biden também anunciou nesta segunda-feira os nomes de outros integrantes de sua futura equipe econômica. Wally Adeyemo foi escolhido como secretário adjunto do Tesouro. O afro-americano é veterano do poder executivo e especialista em política macroeconômica e proteção ao consumidor, com vasta experiência em segurança nacional.

Completa sua equipe Neera Tanden, que deve se tornar a diretora do Escritório de Administração e Orçamento (OMB), que fica na Casa Branca, como a primeira cidadã americana de raízes indianas no posto.

Cecilia Rouse deve se tornar presidente do Conselho de Assessores Econômicos; e Jared Bernstein e Heather Boushey serão membros do mesmo conselho.

No domingo (29), Biden já havia anunciado uma equipe de comunicação da Casa Branca que, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, será formada exclusivamente por mulheres. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.