Reino Unido aprova vacina da Pfizer contra Covid-19, que será utilizada já na próxima semana

 
O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (2) a aprovação da vacina para Covid-19 produzida em parceria pela multinacional Pfizer e a empresa alemã Biontech e adiantou que o imunizante estará disponível já na próxima semana.

O governo britânico comunicou ter aceitado a recomendação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) e que a vacina estará disponível em todo o Reino Unido a partir da próxima semana.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, declarou à emissora Sky que o governo iniciará um amplo programa de vacinação. A prioridade deverá ser dada a grupos de risco, como pessoas idosas e profissionais da saúde. Essa deverá ser a maior campanha de vacinação na história do país, disseram as autoridades de saúde.

40 milhões de doses

O Reino Unido já encomendou 40 milhões de doses da vacina, suficientes para vacinar 20 milhões de pessoas. As fabricantes anunciaram eficácia de 95% com a aplicação de duas doses em intervalo de três semanas.

A medida tornará o Reino Unido o primeiro país ocidental a começar a vacinar a população contra a covid-19 e o primeiro no mundo a aprovar a vacina da Pfizer-Biontech.

A vacina da Pfizer-Biontech passa a ser a que foi desenvolvida mais rapidamente na história, tendo se passado apenas dez meses desde o início da pesquisa – normalmente esse processo se estende por anos.

 
Hancock reconheceu que será “desafiador” distribuir a vacina pelo país, pois ela precisa ser armazenada a uma temperatura de 70 graus Celsius negativos. Segundo o ministro, uma rede de 50 hospitais já está pronta para fornecer as primeiras vacinas, e centros de vacinação especializados estão em construção.

Devido à baixíssima temperatura necessária para o armazenamento, a vacina deve ser transportada em caixas especiais com gelo seco. Após a entrega, as doses podem ser armazenadas por até cinco dias numa geladeira comum.

Pedido de aprovação na UE e nos EUA

Nesta terça-feira, a Pfizer e a Biontech anunciaram que solicitaram autorização de uso condicional de sua vacina para o novo coronavírus às autoridades da União Europeia (UE). O pedido foi entregue à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) nesta segunda-feira, comunicou a alemã Biontech.

A EMA declarou, logo em seguida, que o resultado da avaliação da vacina da Pfizer-Biontech deverá estar disponível até 29 de dezembro. A Comissão Europeia, que em regra segue as recomendações da agência, declarou que poderá autorizar o uso poucos dias depois de uma aprovação.

Moderna também solicita aprovação

Uma empresa concorrente, a americana Moderna, também solicitou uma autorização de uso condicional à EMA nesta segunda-feira. A EMA comunicou que a avaliação da vacina da Moderna será divulgada no dia 12 de janeiro. A Moderna divulgou que sua vacina tem eficácia de 94,5%.

As vacinas da Moderna e da Pfizer-Biontech utilizam uma tecnologia inovadora conhecida como RNA mensageiro (mRNA), que não usa o próprio vírus para a produção. Uma vacina com essa tecnologia nunca havia sido aprovada para uso. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.