Covid-19: Governo de SP prevê vacinação a partir de 25 de janeiro, mas ignora aparelhamento da Anvisa

 
O governador de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (7), em mais um capítulo da politização da Covid-19, que a vacinação contra a doença provocada pelo novo coronavírus poderá ser iniciada em 25 de janeiro próximo em todo o estado.

De acordo com o plano do governo paulista, profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos e indivíduos vulneráveis como indígenas e quilombolas terão prioridade na imunização. Esse grupo corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas, entre os 46 milhões de habitantes de São Paulo.

O estado apostou na vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, que será produzida localmente no Instituto Butantan, ligado ao governo paulista.

O imunizante está atualmente na fase 3 de testes, sendo que o resultado dos estudos sobre sua eficácia deverá ser divulgado até a próxima semana. Se os números forem favoráveis, o governo planeja pedir imediatamente sua aprovação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É importante ressaltar que o presidente Jair Bolsonaro vem nomeando militares para cargos de direção na Anvisa, o que lhe permite controlar a agência reguladora. Em 12 de novembro, Bolsonaro indicou Jorge Luiz Kormann (tenente-coronel reformado do Exército) para uma das cinco diretorias da Anvisa. Sem o mais raso conhecimento de medicina ou de desenvolvimento de vacinas, Kormann comandará a unidade responsável pela aprovação de imunizantes.

Caso o nome do militar seja confirmado pelo Senado, como espera o governo, os indicados por Bolsonaro ocuparão três das cinco diretorias da Anvisa.

A Coronavac requer a aplicação de duas doses, e ambas serão gratuitas no estado. Profissionais de saúde, indígenas e quilombolas receberão sua primeira dose em 25 de janeiro, e a segunda, em 15 de fevereiro, segundo o cronograma apresentado por Dória nesta segunda-feira.

Já idosos com 75 anos ou mais serão vacinados nos dias 8 de fevereiro e 1º de março, enquanto o grupo com idades entre 70 e 74 anos receberão suas doses em 15 de fevereiro e 8 de março. Em seguida serão imunizadas pessoas entre 65 e 69 anos, em 22 de fevereiro e 15 de março, e então pessoas de 60 a 64 anos, em 1º e 22 de março.

 
As vacinas serão aplicadas entre 7h e 22h de segunda a sexta, e das 7h às 17h nos fins de semana e feriados. Outras fases de imunização serão anunciadas mais para frente.

Segundo Doria, o estado já conta com 5.200 postos de vacinação nos 645 municípios, e há um plano de ampliar esse número para até 10.000 postos, podendo ser usados também quartéis da Polícia Militar, escolas, farmácias, estações de trem e terminais de ônibus.

O governador informou ainda que São Paulo já possui em estoque todos os equipamentos necessários para a aplicação das doses nessa primeira fase, incluindo agulhas, seringas e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Para vacinar as 9 milhões de pessoas previstas, o estado prevê o uso de 54.000 profissionais de saúde, 27 milhões de seringas e agulhas, 5.200 câmaras de refrigeração, 30 caminhões refrigerados de distribuição diária e 25.000 policiais para escolta das vacinas e segurança dos pontos de vacinação, num custo estimado de R$ 100 milhões.

Em janeiro, São Paulo planeja ter à disposição um total de 46 milhões de doses da Coronavac. Segundo o acordo fechado com o Butantan, a empresa chinesa enviará um total de 6 milhões de doses prontas para uso, e o instituto paulista vai formular e envasar outras 40 milhões.

Dessas 46 milhões de doses, Doria afirmou que serão oferecidas 4 milhões para vacinação de profissionais de saúde de outros estados.

Até agora, a vacina chinesa apresentou resultados considerados positivos: um estudo de fases 1 e 2 publicado em novembro mostrou que o imunizante levou à produção de anticorpos em quase todos os voluntários.

Os ensaios de fase 3, que medem sua eficácia, estão sendo finalizados na China, no Brasil e em outros países e devem ser anunciados nos próximos dias. Doria prevê que a divulgação do resultado do estudo brasileiro e o pedido de registro à Anvisa ocorram até 15 de dezembro. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.