Em novo vexame internacional, Brasil fica de fora da Cúpula da Ambição Climática, organizada pela ONU

 
Quando o UCHO.INFO afirma que sob a batuta de Jair Bolsonaro e do subserviente Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, o Brasil se transformou em pária no campo das relações diplomáticas, não se trata de figura de realidade, mas constatação da realidade. A decisão do atual governo brasileiro de disparar seguidos salamaleques na direção da Casa Branca, mais precisamente para o obtuso Donald Trump, fez com que o País ficasse isolado no cenário internacional.

Prova maior desse desprezo foi a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de deixar o Brasil de fora da lista de países que participarão no próximo final de semana da Cúpula da Ambição Climática 2020, preâmbulo da próxima Conferência sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP 26), que acontecerá no Reino. O encontro, que será virtual, contará com a participação de aproximadamente 80 países e a União Europeia.

O Palácio do Planalto e o Itamaraty foram surpreendidos com a decisão e trabalham nos bastidores para tentar reverter a vexatória – e justa – situação. Para tanto, o governo Bolsonaro escalou diversos interlocutores para “gestões” junto aos promotores do evento. O staff palaciano acredita ser possível reverter a situação e incluir o Brasil no rol dos participantes do evento, que faz parte dos cinco anos do Acordo de Paris.

 
No afã de minimizar o estrago, um representante do governo afirmou que “o jogo ainda está em andamento”. Alegou que lista de participantes da Cúpula da Ambição Climática 2020nao está fechada e pode ser ampliada.

Nas investidas de bastidores para reverter a decisão, o governo brasileiro trabalha com a justificativa de que o País desenvolve ações na área ambiental. Algo no mínimo bizarro, depois da inoperância do Palácio do Planalto diante criminoso incêndio que devorou boa parte do Pantanal.

Segundo informações obtidas autoridades brasileiras, o País não foi incluído na lista de participantes porque os organizadores consideraram insuficientes as metas de emissão de gases de efeito estufa divulgadas há dias pelo Ministério do Meio Ambiente, sob o comando do inepto Ricardo Salles.

Diferentemente de outros veículos de imprensa, o UCHO.INFO avalia ser melhor o Brasil não participar do evento para evitar mais um vexame internacional. Até porque, qualquer declaração de integrante do governo Bolsonaro será alvo de chacotas ao redor do planeta. Como prega a sabedoria popular, deixa como está para ver como fica.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.