Covid-19: Reino Unido identifica nova variante do coronavírus

 
Uma nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, foi identificada no Reino Unido, anunciou na segunda-feira (14) o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

Em comunicado ao Parlamento britânico, Hancock declarou que nos últimos dias cientistas britânicos detectaram “uma nova variante do coronavírus, que pode estar associada com a propagação mais rápida no sudeste da Inglaterra”.

Ainda não se sabe até que ponto o aumento do contágio em todas as faixas etárias pode ser atribuído à nova variante, de acordo com Hancock. Ele alertou que a situação exige uma “ação rápida e decisiva”.

Mais de mil casos dessa nova variante foram identificados, especialmente no sul da Inglaterra, sendo que as autoridades britânicas já notificaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema.

Hancock acrescentou que não há evidência de que a variante tenha efeitos mais prejudiciais à saúde dos pacientes e considerou “muito improvável” que as vacinas desenvolvidas contra a covid-19 não tenham eficácia nesse caso específico.

 
Lockdown

O ministro anunciou na mesma audiência que Londres, assim como certas áreas dos condados de Essex, no leste da Inglaterra, e Hertfordshire, ao norte da capital, foram colocadas sob restrições máximas, com fechamento de bares e restaurantes a partir de quarta-feira.

A decisão do governo de colocar Londres sob restrições de nível 3 – de risco muito alto – vem menos de duas semanas após o fim do segundo lockdown em toda a Inglaterra, que durou um mês e terminou no último dia 2.

As medidas incluem proibição de reuniões sociais dentro de casa e limite de seis pessoas em encontros entre moradores de residências diferentes, desde que na parte externa. Também devem fechar quase todos os serviços de alimentação, exceto as refeições para viagem e entregas a domicílio. Além disso, a recomendação é evitar qualquer viagem para fora da área sujeita às restrições.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, também pediu ao governo que feche imediatamente as escolas secundárias, que estão enfrentando por um rápido aumento no número de contágios. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.