Augusto Aras começa a fazer “corpo mole” no caso da atuação da Abin em favor de Flávio Bolsonaro

 
É no mínimo estranha a forma como o procurador-geral da República, Augusto Aras, trata de assuntos que envolvem o presidente da República, Jair Bolsonaro, seus filhos e alguns aliados mais ortodoxos.

Nesta terça-feira (15), Aras disse que são “graves” as acusações de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elaborou relatórios para orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das “rachadinhas”, esquema criminoso de retenção de parte dos salários de servidores, operado pelo ex-assessor parlamentar Fabrício Quiroz.

O procurador-geral ressaltou que faltam provas para confirmar a atuação ilícita da Abin em favor do filho do presidente da República, que cada vez mais afunda na lama de um escândalo que contraria o discurso moralista do clã Bolsonaro.

“O fato em si narrado é grave, o que não temos são provas desses fatos, nós não trabalhamos com narrativas. Trabalhamos com fatos e provas”, disse Aras, durante encontro com jornalistas na sede da PGR, em Brasília.

“Por enquanto temos fatos transmitidos pela imprensa, que levamos a sério. Mas precisamos ter elementos, não podemos trabalhar apenas com a informação jornalística. Por enquanto temos as narrativas, mas não temos as provas”, completou Aras.

O procurador, que esperava que os parlamentares que acionaram a PGR apresentassem provas, afirmou que a instituição terá de investigar o caso, que já considerado o maior escândalo do governo Bolsonaro.

 
Matéria relacionada
. Cármen Lúcia dá 24 horas para GSI e Abin explicarem relatórios com orientações a Flávio Bolsonaro

“O MP vai ter de fazer a investigação. Vamos fazer perguntas aos órgãos competentes, ficamos à mercê dessas respostas. Sem os elementos ao menos indicados pela imprensa estaremos com dificuldade para fazer essas investigações, mas a imprensa contribuiria muito se fornecesse os elementos materiais”, disse o PGR.

A questão é simples e não requer dose extra de massa encefálica para identificar as provas. O jornalista Guilherme Amado, da revista Época, divulgou trechos do conteúdo de ambos os relatórios, o que pressupõem que ele tenha em mãos os dois documentos.

Ademais, o jornalista consultou a defesa de Flávio Bolsonaro, que confirmou a autenticidade e a procedência dos relatórios, que orientavam sobre como obter documentos no âmbito da Receita Federal para eventualmente anular o caso das “rachadinhas”.

Ora, se os advogados do filho do presidente confirmam a existência e a autenticidade dos relatórios, é porque a Abin, com o consentimento do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), sob o comando do ministro Augusto Heleno, atuou ilegalmente em favor de Flávio Bolsonaro.

A gravidade do caso exige que parlamentares analisem um necessário pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro, já que é inegável o crime de responsabilidade. Esse cenário explica a interferência cada vez maior de Bolsonaro na sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) no comando da Câmara dos Deputados. Afinal, cabe ao presidente da Câmara deliberar sobre pedidos de impeachment contra o chefe do Executivo. Apenas a título de informação, sobre a mesa de Maia existem 56 pedidos de impeachment contra Bolsonaro.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.