Canadá e países da América do Sul bloqueiam voos do Reino Unido; Brasil continua no “faz de conta”

 
Acompanhando a decisão de diversos países europeus, os governos de Argentina, Canadá, Chile, Colômbia e Peru anunciaram separadamente, no domingo (20) e nesta segunda-feira (21), a suspensão de todos os voos provenientes do Reino Unido, depois que autoridades britânicas identificaram uma mutação do novo coronavírus, que, segundo especialistas, tem 70% mais poder de infecção.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou no último sábado (19) que uma nova cepa do SARS-CoV-2 havia levado a significativo aumento no número de infecções. Em algumas regiões do país, o governo britânico elevou o lockdown para o nível 4, o mais alto. Com as novas medidas, moradores devem ficar em casa, com isenções limitadas. Lojas, academias, locais de lazer e de cuidados pessoais serão fechados.

No final de semana, os governos de Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Holanda anunciaram a suspensão de conexões aéreas e, em alguns casos, das conexões marítimas e ferroviárias com o Reino Unido.

Embaixadores da União Europeia realizarão nesta segunda-feira reunião de crise em Bruxelas para abordar as restrições, após a Espanha pedir uma resposta coordenada da Europa em relação aos voos originários no Reino Unido.

 
Matéria relacionada
. Países europeus suspendem voos e viagens ferroviárias procedentes do Reino Unido

Uma brincadeira chamada Brasil

Apesar de autoridades britânicas identificarem a variante do novo coronavírus e confirmarem a ameaça que representa essa inédita cepa, mais infecciosa e “fora de controle”, o Brasil continua a receber voos provenientes do Reino Unido.

À sombra do negacionismo criminoso do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil é o único país sul-americano a não restringir voos originários do Reino Unido, como se o alerta do governo britânico nada representasse.

Além disso, o governo brasileiro ainda não impôs restrições à entrada de estrangeiros por aeroportos, como, por exemplo, a apresentação de diagnóstico negativo para Covid-19 (RT-PCR feito até 72 horas antes do embarque) ou quarentena obrigatória de 14 dias. Após pressão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as regras só mudarão no dia 30 de dezembro.

Nesta segunda-feira (21), por exemplo, um voo da companhia British Airways aterrissou às 6h (horário de Brasília) no aeroporto internacional de Guarulhos em São Paulo vindo de Londres, sem qualquer restrição aos passageiros.

O Brasil está caminhando a passos largos na direção de uma tragédia sanitária sem precedentes, apenas porque Bolsonaro continua valendo-se da sua irresponsabilidade genocida ao tratar da pandemia do novo coronavírus.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.