Covid-19: SP volta à fase vermelha e passará Natal e réveillon apenas com serviços essenciais

 
O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (22) que todo o Estado voltara à fase vermelha do plano de combate à Covid-19, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. De acordo com a decisão, apenas serviços essenciais (saúde e supermercados) estão autorizados a abrir as portas no período de Natal e réveillon.

Segundo o governo do tucano João Dória Júnior, nas últimas quatro semanas o Estado de São Paulo registrou aumento de 54% de casos de Covid-19, 34% de óbitos decorrentes da doença e 13% de internação. Até o momento, a mais importante unidade da federação acumula 1,3 milhão casos confirmados de Covid-19 e 45.395 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

O governo Dória anunciou que a região de Presidente Prudente, no oeste paulista, voltou para a fase vermelha, já que a ocupação de leitos de UTI está em 83,%. De acordo com a gestão estadual, durante o mês de janeiro nenhuma região passará para a fase verde, a mais branda do Plano São Paulo. A próxima reclassificação está prevista para o dia 6 de janeiro.

“Nove meses se passaram, o Natal está chegando. Eu queria muito estar aqui dizendo que podemos celebrar de forma livre, com a nossa família, nas ruas, com aglomerações. Essa não é a realidade, o coronavírus não vai embora no Natal”, afirmou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, que se emocionou durante o anúncio. “Nosso patamar está elevado e queremos evitar que saia de controle”, afirmou Ellen.

 
Matéria relacionada
. Com alta do número de casos e óbitos, Governo de SP pode endurecer regras para conter a Covid-19

Esperada, a medida do governo paulista é urgente e necessária, mas deveria ser adotada de forma ininterrupta, até o dia 10 de janeiro, por exemplo, como fizeram alguns países europeus que viram a disparada dos casos de Covid-19.

Em São Paulo, o contingente de pessoas em quarentena caiu ao menor nível desde o início das medidas para conter a pandemia da do novo coronavírus, em março. No último sábado (19), segundo dados das companhias de telefonia celular, a taxa de isolamento no estado foi de 40%, enquanto o índice considerado razoável é de 50%.

O Estado de São Paulo entrou na fase amarela (intermediária) em 30 de novembro, após 45 dias na fase verde, que permite todas as atividades desde que respeitados protocolos de higiene, distanciamento social, restrição de horários e limitação de ocupação dos estabelecimentos.

De forma irresponsável, parte dos paulistas ignorou as regras sanitárias e passou a agir como se a pandemia do novo coronavírus tivesse terminado, o que não é verdade. Bares a baladas em diversas cidades do estado funcionaram normalmente, desrespeitando as medidas restritivas, assim como os centros de comércio popular, que por conta das festas de final de ano registraram aglomerações impressionantes. As praias também foram palco de aglomerações.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.